Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pequenas e Médias Empresas Brasileiras na Exportação

26 de setembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002A Folha de S.Paulo vem se dedicando a destacar as iniciativas de pequenas e médias empresas que, usando a sua criatividade, se envolvem até na exportação, com matérias-primas da biodiversidade brasileira.

Shinsei Cosméticos volta-se para a exportação do Brasil

Uma matéria de Bruno Benevides publicado no guia especial para pequenas e médias empresas da Folha de S.Paulo chama a atenção que companhias do setor de cosméticos, com a queda do mercado interno, voltam-se para a exportação, usando muitas vezes matérias-primas da biodiversidade brasileira. Mesmo com suas dificuldades, continuam crescendo tanto em número como nos seus movimentos, usando a criatividade que costuma ser a marca deste segmento.

Os responsáveis pelas entidades que congregam estas empresas informam que a Olimpíada e Paraolimpíada Rio 2016 ajudaram a divulgar o Brasil, facilitando negociações até com países do Oriente Médio que não eram consumidores tradicionais de produtos brasileiros.

clip_image004

Surya Brasil também procura exportar produtos brasileiros usando matérias-primas da biodiversidade brasileira

Na realidade, muitas das exportações de produtos manufaturados brasileiros começaram com pequenas empresas que percorreram mercados estrangeiros levando suas amostras nas malas. Contam hoje com o suporte como do Sebrae e também de instituições financeiras como o Banco do Brasil, além da APEX – Agência Brasileira de Promoção de Exportação, que poderiam ser mais agressivas.

Na medida em que estes empresários visitam o exterior, acabam observando o movimento dos concorrentes de outros países, possibilitando que novas tecnologias sejam absorvidas bem como ideias de outros produtos que podem ser interessantes nestes mercados.

As dificuldades sempre foram motivações para novas iniciativas para superar as limitações. Foi nos períodos difíceis que a criatividade dos empresários brasileiros se mostrou como uma força para conseguir uma parcela dos mercados estrangeiros. O que se espera é que as autoridades brasileiras mantenham os instrumentos para manter a competivididade, onde o câmbio desvalorizado sempre acaba sendo um dos fatores mais importantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: