Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Canadá Elogiado Pelo The Economist

28 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O Canadá é um país com cerca de 35 milhões de habitantes, ocupando um território pouco maior que o brasileiro. Mesmo com uma parte praticamente congelada, possui renda per capita de aproximadamente quatro vezes a brasileira e continua aceitando imigrantes, inclusive acolhendo muitos refugiados políticos. Mantém uma política conservadora e bem aberta à economia mundial, que sempre agrada à The Economist.

clip_image001clip_image001[1]clip_image001[2]clip_image001[3]clip_image001[4]clip_image002clip_image003

clip_image004

Capa do The Economist da próxima semana

No mundo cheio de problemas, a revista The Economist informa que o Canadá acolhe cerca de 300 mil imigrantes por ano, quase 1% de sua população, adotando uma política para integrá-los. O país procura manter uma diversidade cultural, começa com a preservação de dois idiomas oficiais, o inglês e o francês, em duas regiões dentro do seu território. Está sendo elogiado pelo Alto Comissariado de Refugiados da ONU, que o aponta como um exemplo para outros países. É claro que se trata de um país com renda per capita em torno de US$ 45 mil, quase quatro vezes maior que a brasileira, e conta com muito espaço para acomodar mais pessoas, escolhidas entre as que têm condições de colaborar com o país, além dos refugiados, como os provenientes do Oriente Médio.

Difere do México e os Estados Unidos, com os quais mantém o NAFTA – North America Free Trade Agreement, e continua procurando ampliar os seus relacionamentos internacionais. Como também do Reino Unido, de saída da União Europeia, da França com forte tendência direitista e da Alemanha de Angela Merkel que, por ter apoiado os imigrantes, saiu derrotada nas eleições locais.

O país enfrenta problemas da concentração de renda e incapacidade de aumentar a sua classe média, o que procura corrigir com a elevação da tributação sobre os mais privilegiados. Não vem crescendo muito nas últimas décadas. Tenta melhorar o tratamento dos seus indígenas que não recebe os melhores cuidados. No seu comportamento liberal, autorizou o uso da maconha em todo o país para fins de recreação. Sua política não é exportável para outros países, mas se parece com a da Austrália, outro pais de população ainda modesta quando considerado o seu território, e acabam sendo concorrentes do Brasil em diversos produtos de origem mineral ou agropecuário.

Os problemas que estão afetando outros países desenvolvidos também preocupam o Canadá, mesmo não tendo registrado nenhum problema até agora com o Estado Islâmico. Comparado com os Estados Unidos, ainda é menos desenvolvido, tanto na sua indústria como na eficiência de muitos dos seus serviços.

O que vem se observando em países concorrentes do Brasil, como o Canadá e a Austrália, é que estão atraindo jovens estudantes de todo o mundo e profissionais já formados que veem nestes países condições para ascensão social desde que se empenhem no trabalho e tenham iniciativas criativas. Isto acaba criando uma expectativa de crescimento futuro, com qualidade de vida para a sua população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: