Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Entrevista de Yuriko Koike para a Folha de S.Paulo

3 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 4 Comentários »

clip_image002A atual governadora de Tóquio, Yuriko Koike, já foi apresentadora na TV japonesa e vem mostrando sua qualificação na comunicação social, tendo exercido funções importantes no cenário político japonês, com potencialidades para cargos mais elevados.

Yuriko Koike, governadora de Tóquio, recebe sob chuva o estandarte das Olimpíadas, pois aquela capital sediará a Olimpíada Tokyo 2020

O importante para uma política treinada como Yuriko Koike é manter a pose mesmo quando estava encharcada com a torrencial chuva, vestindo um quimono no encerramento da Olimpíada. Voltou para o encerramento da Paralimpíada já utilizando uma espécie de capa para a chuva, mostrando sua agilidade até na moda. Ela, que já foi apresentadora de TV no Japão, veio ocupando como parlamentar cargos de extrema importância que nem sempre são conhecidos dos brasileiros. Além de ter sido ministra do Meio Ambiente, foi da Defesa e ocupou o importante cargo de presidente da Comissão de Diretrizes Políticas do LDP – Liberal Democratic Party, o partido que vem mantendo o poder na quase totalidade dos anos desde o término da Segunda Guerra Mundial.

Mas, na última eleição para governadora de Tóquio, derrotou o candidato oficial e deverá comandar as obras e mudanças que se processarão no Japão até as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020. Concedeu uma entrevista a Ana Estela de Sousa Pinto, publicada na Folha de S.Paulo neste domingo. Ela informa que luta para inovar hábitos japoneses, como o uso da gravata e do paletó em pleno verão japonês que é terrível por causa da umidade ao nível do mar. Na realidade, foi o primeiro-ministro Junichi Koizume que mantinha reuniões no seu gabinete em manga de camisa, como eu tive a oportunidade de participar, a fim de economizar energia elétrica na refrigeração do ambiente. O fato concreto é que todos estes aproveitamentos da imagem pública são muito bem explorados por Yuriko Koike.

Agora ela, depois de observar o que aconteceu nas Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio 2016 determinou que uma das mudanças que deverá ocorrer no Japão a partir de Tóquio serão as facilidades para idosos e cadeirantes, onde os meios para ajudá-los ainda são mínimos. Já citamos neste site que muitas ruas no Japão não contam com calçadas, os postes ficam no leito carroçável e agora se efetuam esforços para que os fios sejam enterrados para facilitar o trânsito nas ruas estreitas de muitas cidades japonesas.

Também enfatizou que os funcionários públicos e até os privados evitem fazer horas extras, pois este hábito prejudica as mulheres que precisam também cuidar dos seus filhos. Deve-se explicar que somente uma parte destes funcionários estendem seus trabalhos para a noite, o que já não é hábito entre a maioria. Como o regime no Japão é parlamentar, as questões apresentadas pelos oposicionistas precisam ser respondidas no dia seguinte, o que obriga uma parte das assessorias dos ministros e outros altos funcionários preparem suas respostas à noite. A maioria dos funcionários privados aproveita a noite para happy hours e jantares com seus clientes, o que ainda é custeado pelas empresas, mas estão sendo reduzidos. Outros fingem que estão trabalhando acumulando montanhas de papel com utilidades limitadas.

O problema da transferência do mercado de Tsukiji também ocupa um grande espaço na imprensa japonesa parecendo um excesso ainda que seja um problema grave. A governadora aparece sempre como a campeã nas preocupações com o meio ambiente e a saúde da população. O fato concreto é que o Japão está necessitando de uma estadista e parece que ela está disposta a ocupar este espaço.

Também deve se observar que Yuriko Koike escrevia regularmente no Project Syndicate, tendo seus artigos veiculados pelo mundo todo. Poucos japoneses têm este tipo de atuação que chama a atenção de forma positiva.


4 Comentários para “Entrevista de Yuriko Koike para a Folha de S.Paulo”

  1. Manuela
    1  escreveu às 19:07 em 3 de outubro de 2016:

    A Sra. Yuriko Koike deve estar DESESPERADA, pois sabe que o Japão nunca fará melhor do que o Brasil! Os japoneses vão pagar mico em 2020!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 13:57 em 4 de outubro de 2016:

    Cara Manuela,

    É preciso julgar as coisas com equilíbrio. Ainda que a Olimpíada e a Paralimpíada no Brasil tenha contado com a alegria dos brasileiros, seria interessante V. ver o que o Japão já fez em eventos internacionais similares.

    Paulo Yokota

  3. Euclides da Mota Castro
    3  escreveu às 13:25 em 5 de outubro de 2016:

    Seu Yokota,

    Não tem para ninguém, pois ninguém sabe fazer festas como o brasileiros. Fizemos a melhor Copa do Mundo e os melhores Jogos Olímpicos da História. O Japão não fará nada de excepcional, pois o melhor do Brasil é o brasileiro.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 15:16 em 5 de outubro de 2016:

    Caro Euclides da Mota Castro,

    Agradeço o seu comentário. Mas o exagero não é uma avaliação correta. Acredito que muitos podem e já realizaram eventos internacionais expressivos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: