Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Indícios de Ligeira Melhora Econômica

31 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

As principais economias do mundo, como a dos Estados Unidos, da China e do Japão, procuram um crescimento que começa a ocorrer mesmo num ritmo modesto, o que deve ajudar o resto do mundo se não ocorrerem dificuldades políticas.

yen

Gráfico da valorização do yen perante o dólar, que começa a ser estabilizado

Um artigo publicado por Yoichi Takita e publicado no site do Nikkei Asian Review informa que os exportadores japoneses, cuja estimativa previa a valorização do yen ao nível de 90 por dólar, estão aliviados com a provável estabilização acima de 100 por dólar, o que permitiria os exportadores japoneses aproveitar a ligeira recuperação da economia dos Estados Unidos, se não ocorrer uma surpresa nas eleições presidenciais daquele país. A economia norte-america apresentou um crescimento mais elevado do que o esperado no terceiro trimestre deste ano, o que permite chegar o anual a um percentual expressivo.

O Japão também seria beneficiado pelas medidas que estão sendo tomadas na China para acelerar ligeiramente sua recuperação, o que estaria ocorrendo com a sua política monetária.

china

A China estaria utilizando sua política monetária para ajudar na recuperação de sua economia, o que beneficiaria o resto do mundo

Também na China observa-se os movimentos políticos para definir os membros do seu importante Politburo que determinaria se o presidente Xi Jinping conseguirá consolidar o seu poder, possibilitando um sucessor do seu agrado ou até a eventualidade de pouco possível terceiro mandato.

Está se observando que as flutuações cambiais ocorridas recentemente foram importantes no mundo. Também o artigo menciona as medidas que estão sendo tomadas em importantes economias emergentes como o Brasil e a Indonésia, onde os japoneses mantêm seus interesses. Em que pesem as dificuldades econômicas mundiais, estes alívios acabam melhorando o clima, para constatar que, no mínimo, a piora foi estancada, havendo sinais ligeiros de melhorar no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: