Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Passa Por Período Difícil Para Decisões

2 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Todos sabem que os japoneses apreciam soluções consensuais difíceis de serem alcançadas. Há uma urgência na decisão do caso da abdicação do Imperador Akihito, que já manifestou este desejo.

Foto do Imperador Akihito quando da abertura da nova Dieta, constante do artigo no The Japan Times

Ainda que o Japão passe por modificações, o ritmo de mudança não chega a ser o desejado. No passado, era impossível estampar uma foto do Imperador sem que a mesma fosse distribuída pela administração da Casa Imperial, mas hoje a imprensa pode tirar as suas próprias fotografias. No entanto, o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe não consegue um consenso na Dieta para definir a permissão do Imperador abdicar em favor do seu sucessor, o Príncipe Herdeiro Naruhito, pois o que ocorria normalmente era a passagem da figura de Chefe de Estado depois do seu falecimento.

Na falta deste consenso, tudo indica que será autorizada a sua abdicação neste caso concreto, sem se estabelecer uma regra para o futuro. Uma das dificuldades seria a falta de um herdeiro masculino, que ainda nem está no horizonte, pois até Naruhito já conta com um sobrinho, filho de seu irmão.

Há também vozes contra o atual Sistema Imperial, ainda que não sejam expressivas. Teme-se que a discussão possa se prolongar mais que desejável até sua solução. Muitos esperam que a decisão seja tomada ainda neste ano, para a abdicação poder ocorrer no início do próximo ano, até porque a saúde do atual Imperador Akihito, atualmente com 82 anos, já está precária, mesmo não sendo crítica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: