Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O BRICS e a Globalização

17 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , ,

clip_image002Nas reuniões de cúpula do BRICS em Goa, na Índia, reafirmou-se a necessidade de evitar-se medidas protecionistas que dificultem a globalização, mas só elas não são suficientes para manter o mundo se beneficiando deste processo.

Foto dos líderes dos países membros do BRICS na reunião em Goa, na Índia, publicada no Jornal do Brasil

Ainda que os países membros do BRICS estejam enfrentando problemas variados, inclusive internamente, manifestaram suas preocupações com a redução do processo de globalização que beneficiou o seu desenvolvimento e agora coloca em risco a continuidade deste processo.

Já postamos uma matéria mostrando que o mundo desenvolvido também se beneficiou do aumento de suas exportações para os países emergentes. Na tentativa de recuperação econômica mundial, os países devem procurar evitar medidas protecionistas que acabem prejudicando a todos. Os membros do BRICS necessitam que suas exportações permitam continuar importando tecnologias das quais não dispõem.

clip_image004

Gráfico do The Wall Street Journal republicado no Valor Econômico mostra que o percentual do PIB mundial com relação ao comércio começou a declinar

Além destas medidas, os países como o Brasil devem evitar a valorização de suas moedas, que acaba prejudicando suas exportações, ainda que auxilie na redução das pressões inflacionárias. Um conjunto amplo de medidas deve preservar a competitividade de suas atividades, notadamente no setor industrial, para que continue sustentando o seu processo de desenvolvimento de forma contínua.

É limitada a possibilidade de se beneficiarem estas economias com medidas que sustentem o seu desenvolvimento, ainda que também explorem as potencialidades dos seus mercados internos, com reformas substanciais. A ampliação do comércio internacional continua sendo o caminho mais recomendável para um desenvolvimento sustentável.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: