Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Prêmio Nobel de Medicina Para o Japonês Yoshinori Ohsumi

3 de outubro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002A imprensa japonesa está eufórica com razão, pois Yoshinori Ohsumi é o quarto japonês a ser contemplado com o Prêmio Nobel de Medicina, sendo três em anos seguidos, do total de 25 premiados que o obtiveram em diversos campos do conhecimento humano. Indicam que os pesquisadores japoneses nesta área da medicina estão intensificando suas contribuições também no exterior, nas especialidades variadas. (O retrato de Yoshinori Ohsumi é apresentado na conferência de imprensa em Estocolmo para anunciar o novo Prêmio Nobel de Medicina).

Tudo indica que está havendo uma competição saudável com muitas instituições estimulando seus pesquisadores. Certamente, o intercâmbio nacional e internacional estimulam também os resultados com economias de aglomeração, pois seus trabalhos estão sendo divulgados pelas revistas científicas relevantes no mundo. Um levantamento efetuado pela Thomson Reuters informa que nada menos três cientistas japoneses concorreram pelo Prêmio Nobel este ano, Tasuku Honjo, Hiroshi Maeda e Matsumura Yasuhiro. O Comitê do Nobel norueguês recebeu o recorde de 376 indicações em 2016, quase mais cem do que o recorde anterior de 2014, mostrando a intensidade destas pesquisas em todo o mundo.

clip_image004

Prêmio Nobel de Medicina de 2016, professor Yoshinori Ohsumi, foto publicada no artigo do site de O Globo

Yoshinori Ohsumi, que trabalha no Tokyo Institute of Technology, conseguiu a sua premiação pelos trabalhos de autofagia de células, Depois de Satoshi Omura, da Kitasato University em Tokyo, contemplado em 2015 pelos seus trabalhos na erradicação de doenças parasitárias. Em 1987, foi contemplado o professor Susumu Tonegawa. do MIT norte-americano. e em 2012 foi o professor Shinya Yamanaka. da Kyoto University. com pesquisas sobre células estaminais.

Todos estes assuntos são científicos de compreensão difícil para os leigos. Seus trabalhos se intensificaram depois de 1990 e foram importantes para a compreensão fundamental em processos fisiológicos, como adaptações à fome ou respostas à infecção. Ele já havia recebido outros prêmios internacionais como o Canada International Award 2015 Gairdner. Seus trabalhos têm relacionamentos em áreas como de combate ao câncer, problemas relacionados com Parkinson e diabetes.

Além de todos os jornais japoneses importantes se referirem a este assunto, também no site de O Globo consta uma longa matéria sobre o assunto, havendo pequenas discrepâncias nos seus conteúdos.

No caso brasileiro, estas pesquisas de base da medicina não estão tão adiantadas, mas algumas iniciativas procuram aproveitar avanços como os do Japão, na medida em que equipamentos estão permitindo o aproveitamento destas informações para diagnósticos precoces que permitem reduzir os impactos de doenças variadas na população, inclusive no combate de elevadas doenças parasitárias no país.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: