Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Robótica, Como a Informática, Está Copiando a Natureza

14 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Cientistas japoneses, como Taro Nakamura, da Chuo University, estão copiando a natureza para desenvolver novos robôs, conforme artigo de Shusuke Murai, publicado no The Japan Times.

Foto do cientista Taro Nakamura, da Chuo University, publicada no artigo do site do The Japan Times

Os novos robôs desenvolvidos por Taro Nakamura utilizam conhecimentos que a natureza aperfeiçoou ao longo de dezenas de milênios para criar a minhoca que utiliza todo o seu corpo para caminhar. Também o que acontece com caracóis bem como seres que se deslocam na água, intestino dentro do corpo humano e até a borboleta para diversas colorações. Ele e outros cientistas cooperam com o JAXA – Japan Aerospace Exploration Agency para desenvolver robôs que devem caminhar pela superfície da Lua e outros astros. Eles observaram que organismos vivos desenvolveram formas de atuação que os seres humanos não conseguiram.

Como se sabe, também a informática já utiliza seres da natureza nos seus chips, mostrando que não há mais distinção de materiais e animais em muitos usos. Eles se inspiraram nos ensinamentos de Leonardo da Vinci que observou muito na natureza para sugerir aparelhos que vieram a ser utilizados séculos depois.

Está se desenvolvendo um novo campo do conhecimento que está sendo denominado biomimética, inventada em torno de 1950 pelo biofísico norte americano Otto Schmitt, que desenvolveu o circuito eletrônico inspirado no sistema nervoso da lula. Com o avanço da nanotecnologia, estão se acelerando os novos conhecimentos que podem ajudar em aspectos ecológicos.

Já existem empresas que não usam tintas para as colorações, mas a reflexão da luz como fazem as borboletas num sistema muito intrincado. Tudo está sendo impulsionado pelos avanços da física e da química, havendo por hora um limite para estes avanços.

Tudo indica que o novo passo será dado pela biologia, que permitiria o mundo industrial superar as dificuldades técnicas e ambientais hoje existentes, segundo o cientista responsável por estes avanços no Japão, Masao Hirasaka, da Society of Polymer Science Japan.

Está na hora dos jovens brasileiros sonharem alto.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: