Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Discussões Sobre Medicamentos e Contraindicações

17 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Todos os pacientes sabem que nem sempre novos medicamentos que podem ajudar na solução de alguns problemas contam com alertas enfáticas sobre as suas contraindicações, que podem acabar prejudicando alguns órgãos dos seres humanos.

Capa do livro publicado em português pela Editora Bookman

Um artigo contendo uma entrevista com o doutor Peter Gotzsche, médico e professor da Universidade de Copenhague, foi elaborado por Claudia Collucci e publicado na Folha de S.Paulo. Todos sabem que muitos medicamentos novos estão sendo lançados no mercado ajudando a resolver alguns problemas graves de saúde, mas nem sempre as advertências sobre os riscos provocados em outros órgãos humanos são veiculadas com o devido cuidado. As ações dos laboratórios estão concentradas nos esforços das vendas e atuam junto aos médicos para que eles sejam prescritos, pois são instituições que visam lucros com os retornos sobre os investimentos efetuados em pesquisas. No passado, havia uma preocupação maior dos profissionais de medicina sobre os efeitos colaterais que todos os medicamentos tendem a provocar. Na medicina oriental, que costuma dar maior ênfase à saúde de todos os seres humanos em seu conjunto, costuma haver maior preocupação com alguns órgãos como o fígado ou o rim que acabam sofrendo na eliminação da parte excedente dos princípios ativos destes medicamentos, principalmente quando são de uso contínuo.

É evidente que os laboratórios e as entidades que os congregam enfatizam os aperfeiçoamentos introduzidos nas suas práticas. Já não se processam convites para os médicos e seus familiares para alguns eventos científicos, acrescentados de períodos para aproveitamento das viagens para turismo. Nem sempre as informações dos laboratórios e suas pesquisas são complementadas ouvindo os pacientes ou médicos que acompanham os mesmos, conhecendo também o outro lado dos efeitos de muitos medicamentos.

O doutor Peter Gotzsche é acusado de ter estas posições críticas, admitindo avanços, mas recomendando cuidados adicionais, pois muitos destes medicamentos provocam efeitos colaterais, que constam das bulas em extensos textos, em letras miúdas, que não é lido com cuidado pelos pacientes, principalmente quando colocados em termos técnicos nem sempre compreendidos pelos leigos.

Muitos medicamentos, mesmo de uso temporário, acabam sendo usados mais do que o necessário tendendo a se tornar quase de uso contínuo, cujos efeitos danosos só são observados depois de muito tempo. Existem muitos bons profissionais de medicina que estão se preocupando com o excesso de uso de medicamentos pelos brasileiros, até sem a prescrição médica. Eles fazem muitos balanços de todos os medicamentos que estão sendo usados, pois muitos deixaram de ser indispensáveis. Há necessidade de maior consciência moral tanto dos laboratórios como dos médicos, pois estão atuando com a saúde, nem sempre com o devido cuidado. Também existem tratamentos alternativos, como alimentações e exercícios que podem reduzir o uso de medicamentos, contribuindo para que os custos sociais de atendimentos da saúde sejam reduzidos, principalmente com uma população que está aumentando a expectativa de vida, com maiores encargos relacionados à saúde.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: