Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Estudantes Japoneses Melhoram na Matemática e Ciências

29 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 As escolas de nível médio do Japão estão conseguindo resultados animadores com seus alunos conseguindo superar os resultados passados como nas comparações internacionais.

Ilustração dos resultados obtidos pelos estudantes japoneses de nível médio na matemática constante do artigo publicado no The Japan Times

As pesquisas efetuadas em 2015 indicam que os estudantes japoneses do nível médio conseguiram resultado superior ao do passado que foi efetuado em 2011, como também melhoraram nas comparações das médias internacionais efetuadas pela International Association for the Evaluation of Educational Achievement. As autoridades japonesas do setor estão satisfeitas com os resultados informando que eles foram alcançados pelo aumento da carga horária, conteúdo das aulas, melhores métodos de ensino e uma redução nas turmas de 40 para 35 alunos por turma.

Os resultados foram comparados com os obtidos por 270 mil estudantes de 50 países do quarto ano e 250 mil alunos do oitavo ano de 40 países. Os resultados não são considerados os melhores do mundo, mas indicam que estão melhorando, devendo se constatar que eles costumam ser semelhantes em todo o país.

Estes resultados são importantes, pois a competição internacional está ficando cada vez mais acirrada. Espera-se que dados relacionados com os estudantes brasileiros também estejam disponíveis, não podendo se aguardar resultados muito otimistas, pois, apesar de bons resultados em algumas escolas, as médias nacionais apresentam grandes diferenças com as mais modestas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: