Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Muitas Ricas Lições de Chapecó

30 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O mundo está mostrando que está absorvendo as ricas lições dadas por uma pequena cidade, com manifestações de solidariedade como poucas vezes se observou nas formas mais diferentes. Estamos certos de que a tragédia que se abateu sobre esta comunidade destaca a importância de suas lições neste momento angustioso. A forma mais veemente de solidariedade com Chapecó é incorporar no nosso modo de ser os seus preciosos ensinamentos.

Acompanhando a imprensa mundial, observa-se que o luto de Chapecó, Santa Catarina e do Brasil transformou-se em algo universal, dado o reconhecimento de como uma pequena cidade do interior brasileiro pode reunir seus esforços para permitir um brilhante e meteórica carreira a um clube de futebol, com tantas glórias, galvanizando o apoio de todos e sua solidariedade com o drama. Clubes internacionais de primeira grandeza se vestem de verde, os jogadores prestam uma merecida homenagem. Poucos times brasileiros de futebol provocaram tanta comoção mundial.

Quem conhece Chapecó sabe que tudo isto não decorre do acaso. Nesta pequena cidade do oeste de Santa Catarina, a influência da cultura alemã foi importante, conseguindo juntar os esforços coletivos para se destacar na indústria de produtos de frango e porco com reconhecida eficiência. Não se tratava de um esforço de um só grupo, mas se envolveu as famílias da região na criação de aves e suínos que seriam fornecidos para serem industrializados nos produtos mais variados que abastecem o mundo, destacando-se pela sua qualidade.

Em poucos anos, a mesma forma de esforço coletivo permitiu que a Associação Chapecoense de Futebol galgasse uma carreira brilhante, enfrentando todas as dificuldades até qualificar-se para a disputa da final da Copa Sul-Americana superando adversários com grandes tradições. Seus jogadores e equipe técnica foram atingidos por um pavoroso desastre, mas o seu espírito permanece e deve se fortalecer. Os empresários ajudaram esta agremiação esportiva, toda a população da cidade torce pelo seu clube que conquistou o campeonato estadual, surpreendeu os analistas do futebol brasileiro com sua rápida ascensão e caminhava para a disputa internacional. Poucos podem se orgulhar de uma carreira tão brilhante em algumas décadas. É a consagração do esforço coletivo enfatizado pelo futebol.

Todos reconhecem que o futebol praticado em Chapecó voltará revigorado em pouco tempo apesar da tragédia, pois empolga a todos, principalmente aos jovens e não será abatido pela adversidade. São lições permanentes que não se esgotam diante das mais chocantes dificuldades. Isto já faz parte da história mundial do futebol e sempre será lembrado como um dos mais importantes exemplos do trabalho coletivo e sua importância, que não se restringe ao esporte, mas a todas as atividades humanas.

Nossa mais irrestrita solidariedade a Chapecó, com os mais profundos agradecimentos pelas lições que nos dão e que vão ser propagados por muito tempo em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: