Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Brasil e a COP Marrakech 2016

7 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Apesar das manifestações brasileiras como um país que poderia ser um exemplo de preservação do meio ambiente, não se consegue coibir os desmatamentos ilegais na Amazônia, prejudicando a imagem da preservação do meio ambiente.

Apesar dos esforços do IBAMA, continuam os desmatamentos ilegais na Amazônia, que precisam contar com policiamentos mais efetivos

Há que se reconhecer que a imensa Amazônia brasileira é difícil de ser efetivamente controlada e muitos desmatamentos ilegais continuam se verificando, apesar de todos os esforços para a instalação de meios tecnológicos para identificar onde estão ocorrendo. As limitações dos recursos oficiais brasileiros não permitem a presença mais intensa das forças policiais para coibir atividades criminosas que acabam prejudicando a imagem do Brasil nos foros internacionais como a COP Marrakech 2016, apesar de todos os esforços efetuados até com apoio externo. Outros projetos, como a preservação da ilha de Fernando de Noronha, não conseguem demonstrar a magnitude dos esforços efetuados, que acabam se concentrando nos discursos e boas intenções, com baixa efetividade.

clip_image004

Foto do treinamento da equipe para preservação de Fernando de Noronha

Muitos equipamentos já estão instalados para o controle dos desmatamentos na Amazônia, inclusive com ajudas externas, dentro das melhores tecnologias disponíveis. Mas somente contando-se com policiamentos efetivos contra os desmatamentos ilegais a imagem do esforço brasileiro ganhará a força que merece.

clip_image006

Foto dos postos de observação instalados na Amazônia

Os muitos esforços que estão sendo feitos pelo Brasil não podem ficar ofuscados pelas ações ilegais que continuam ocorrendo pela falta de medidas policiais para reduzir as atividades ilegais. Resultados objetivos precisam ser apresentados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: