Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Impacto das Relações Comerciais dos EUA na Ásia

9 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Tanto Donald Trump como Hillary Clinton se posicionaram contra o TPP – TransPacific Partnership durante a campanha eleitoral, mas com o novo presidente eleito dos Estados Unidos fica claro que quando no poder os posicionamentos devem ser alterados, pois teriam que contar com outras formas de financiamento dos seus déficits comerciais, por exemplo.

image

                       Gráfico constante do artigo publicado no Nikkei Asian Review

Há uma tendência no mundo e nos Estados Unidos para aumento do protecionismo, revertendo a tendência recente de globalização. Isto preocupa os países asiáticos que mantêm um forte relacionamento comercial com os norte-americanos, ainda que tenham que financiar mais de US$ 450 bilhões dos déficits comerciais daquele país.

Os candidatos norte-americanos afirmavam que seriam contra o incremento das importações que reduziam os empregos locais, o que seria feito logo no começo do novo mandato. Os japoneses entendem que devem procurar representantes do presidente eleito visando esclarecer este aspecto, pois há quem preveja o fim TPP com a eleição de Donald Trump.

Muitas autoridades asiáticas estão preocupadas com o que aconteceria no comércio internacional dos seus países com os Estados Unidos. No entanto, muitos acreditam que as promessas eleitorais não seriam totalmente aplicadas, pois os prejuízos recíprocos seriam elevados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: