Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Raros Dados Positivos na Economia Mundial

14 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Estamos sempre garimpando dados positivos em qualquer economia do mundo e um artigo de Keiko Ujikane, publicado no site da Bloomberg, informa que no terceiro trimestre deste ano a economia japonesa, surpreendentemente, registrou um crescimento acima do esperado, com o aumento de suas exportações.

clip_image002

Gráfico publicado no site da Bloomberg, mostrando que o crescimento anual do terceiro trimestre deste ano da economia japonesa superou as expectativas

Apesar dos estímulos do Bank of Japan com uma inusitada política monetária expansionista, com taxas de juros negativas, a economia japonesa não vinha registrando uma tendência à inflação moderada de 2% ao ano, nem provocando um crescimento econômico. Os dados do terceiro trimestre deste ano indicam que a taxa anualizada de crescimento do ano está estimada em 2,2%, superando as expectativas existentes, com um crescimento de sua exportação.

Ainda que seja um dado modesto, o fato concreto é que nos três trimestres deste ano a economia japonesa vem apresentando um crescimento positivo, permitindo estimar a continuidade desta tendência neste ano ele, o que certamente é inusitado no mundo, pois os analistas não imaginavam que esta política monetária japonesa pudesse provocar este crescimento.

É claro que os dados japoneses para os padrões do mundo emergente ainda são baixos, mas, quando comparados com os dos países desenvolvidos, ter chegado a um crescimento de 2,2% ao ano é deveras estimulador. O crescimento está ocorrendo por causa do aumento de suas exportações, pois o consumo interno do Japão, ainda que positivo, cresce ainda um ritmo mais baixo, mas acima do era esperado.

Como os resultados das eleições norte-americanas são considerados pelos japoneses e asiáticos como desestimulante, diante das tendências protecionistas e redução dos acordos de livre comércio, notadamente do TPP – TransPacific Partnership, este crescimento da economia e da exportação japonesa deve ser encarado como um dado estimulante. É possível que estas exportações estejam se antecipando aos que devem sofrer quedas na próxima administração, que ainda é uma simples possibilidade, pois os Estados Unidos não são só comandados pelo presidente da República, mas dependem de outras forças que contrabalançam as ações do Executivo.

Como em qualquer economia desenvolvida, a do Japão depende mais fortemente do comportamento de sua demanda interna, sendo que o setor externo é somente um pequeno complemento. Ainda assim, o Japão está procurando compensar uma possível redução do relacionamento com os Estados Unidos, como nos acordos que foram estabelecidos com a Índia.

Ainda existem muitas incertezas, pois Donald Trump insiste em continuar com declarações alarmantes como as deportações dos imigrantes ilegais, não se podendo saber exatamente se são meras declarações ou ele teria condições para efetivar estas medidas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: