Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Xi Jinping Consolida Seu Poder na China

7 de novembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Xi Jinping que foi designado “core leader”, um título nem sempre é concedido aos presidentes, deu uma demonstração da concentração do seu poder atual na China, conseguindo na sessão do Comitê Central do Partido Comunista nomeação para seus aliados nos postos chaves para o futuro político do seu país.

Foto dos jornais chineses publicada no Nikkei Asian Review, mostrando a concentração do poder político de Xi Jinping

Xi Jinping, na atual 18ª Sessão do Comitê Central do Partido Comunista Chinês, confirmou o seu título de “core leader” (líder central) e ao mesmo tempo emplacou seus principais aliados em cargos chaves para a determinação da política do país nos próximos anos, dando uma demonstração cabal da concentração do poder de que dispõe atualmente. O assunto está no artigo de Oki Nagai, publicado no site do Nikkei Asian Review.

Um dos mais significantes cargos foi a nomeação de Cai Qi como prefeito interino de Beinjing, o segundo posto da Capital chinesa, que deverá galgar para a posição definitiva, quebrando a tradição que existia no partido. Wang Anshun, o atual prefeito, foi designado para o próximo ano ocupar o estratégico lugar de secretário-geral do Partido em Fujian e província de Zhejiang.

Outros cargos expressivos em que seus comandados foram designados destacam-se: Jiang Chaoliang, secretário-geral na Província de Hubei; Du Jiahao, secretário-geral na Província de Hunan; Chen Hao, secretário-geral na Província de Yunnan e Li Qiang, secretário-geral na Província de Jiangsu.

Esta situação indica que Xi Jinping fará o seu sucessor e até mesmo haveria possibilidade dele conseguir um terceiro mandato, se o desejar, o que não é usual na China. A reação que havia de outros líderes chineses à ascensão do presidente parece estar esmagada, mas, como tudo em política, não se pode concluir que as tradições do país estão superadas.


2 Comentários para “Xi Jinping Consolida Seu Poder na China”

  1. José Augusto
    1  escreveu às 09:27 em 8 de novembro de 2016:

    Num país onde a imprensa livre é esmagada, onde os opositores políticos são presos e fuzilados com a desculpa de que são corruptos, mas sem direito a ampla defesa, só poderia dar nisso.
    Pois é, nem o poder de voto dentro do partido comunista vale mais, a oposição interna dentro do partido foi aniquilado por Xi Jinping.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 14:21 em 8 de novembro de 2016:

    Caro José Augusto,

    Obrigado pelo comentário. Sempre existem os que pensam de formas diferentes da sua.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: