Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

As Inovações na Agricultura Brasileira

8 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Aqueles com algum conhecimento da agricultura brasileira observam que muitas inovações sempre ocorrem em decorrência, em grande parte, dos esforços dos próprios agricultores e das informações por eles conseguidas no Brasil e no exterior.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico que deve ser examinado na sua íntegra

Apesar dos esforços governamentais, inclusive de entidades de pesquisa como a EMBRAPA, é preciso admitir que parte substancial das inovações em desenvolvimento de forma contínua no Brasil decorre dos esforços dos próprios produtores rurais. Eles procuram tomar conhecimento localmente ou do exterior em muitas revistas e utilizam os recursos próprios para experimentarem as inovações.

Segundo o artigo publicado por Bettina Barros no Valor Econômico, as startups brasileiras estão no início de suas atividades e apesar do seu potencial ainda não possuem faturamentos expressivos, contando com poucas oportunidades para terem ajuda de instituições especializadas nos seus financiamentos. Os levantamentos são decorrentes de respostas recebidas para formulários enviados online.

No passado, algumas cooperativas tinham capacidade para disseminar novos conhecimentos, bem como a extensão rural por intermédio das associadas da EMBRATER. A capacidade atual da EMBRAPA está limitada, inclusive pela falta de recursos e pessoal para atender todas as necessidades. Os esforços continuam isolados com alguns agricultores mais interessados nestas inovações.

Espera-se que, com o tempo, instituições de ensino e pesquisa ainda existentes no Brasil tenham melhores condições para estimular novas startups que possam dar as suas contribuições, como se observa nos Estados Unidos. Também os fornecedores de insumos, como sementes e mudas também dão a sua contribuição.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: