Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento do Uso de Computadores e Celulares no Brasil

24 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Segundo os dados divulgados pela Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (PNAD) do IBGE, houve um aumento de cerca de 20% entre 2013 e 2015 dos domicílios com internet quando no mundo cresceu 10%, sendo de cerca de 58% em média e mais de 90% possuem pelo menos um celular, o que deveria ser motivo de otimismo.

clip_image002

Gráfico divulgado pelo Facebook sobre os fatores que influem no aumento do uso da internet no mundo

O Brasil está em 78º lugar no mundo e os fatores que influem no seu uso depende de seus custos com relação à renda da população, a acessibilidade bem como a relevância das informações prestadas entre outros fatores. Os custos são relativamente elevados quando comparados com outros países mesmo com tendência de baixa e os serviços prestados não correspondem à qualidade desejada, com muitas interrupções e reparações demoradas até para as empresas. Isto está exigindo uma atuação mais eficiente da ANATEL, que em vez de fiscalizar adequadamente as empresas prestadoras de serviços acaba sofrendo pressões para a designação de dirigentes que interessam aos que deveriam ser fiscalizados.

Evidentemente a área urbana está sendo mais atendida, mas com sobrecarga às operadoras que não efetuam os investimentos para acompanhar a evolução das tecnologias e o aumento de capacidade, como o uso de banda larga. Existem muitos lugares rurais que ainda não estão contando com a infraestrutrura para o adequado atendimento como as torres para tanto.

A pesquisa indica também que entre os idosos está se aumentando o uso de computadores e celulares, mas muitos aparelhos não atende suas limitações como em outros países, inclusive para o rápido atendimento nas questões de saúde. Os celulares estão aumentando os seus usos para estas necessidades, quando os computadores estão evoluindo para outras finalidades. Também o uso pelas crianças está aumentando rapidamente, com 78% dispondo de celulares.

Se existe no mundo algo que vem se transformando muito rapidamente é este e, por incrível que pareça, com a deficiência dos telefones fixos em algumas regiões, os celulares ocuparam os seus espaços, sendo que outras formas de acesso eletrônico continuam pouco significantes, como os tablets.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: