Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Classificação dos Serviços Pela Economia de Energia

25 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quem viveu ou viaja muito para o Japão fica impressionado com o esforço para a redução do consumo de energia e medidas simples poderiam também ser aplicadas no Brasil, sem exigir mudanças substanciais nas tecnologias utilizadas.

clip_image002

Tabela publicada no The Japan News com medidas que poderiam inspirar economias de energia também no Brasil

Os aparelhos elétricos japoneses como os de ar-condicionados já utilizam menos energia que os disponíveis no Brasil. Mas também por aqui está se disseminando os usos de lâmpadas LEDS que ajudam nestas economias, além de computadores que indicam onde está havendo algum desperdício. Como aumenta a consciência mundial da necessidade de redução de energias poluentes, algumas medidas simples das autoridades brasileiras poderiam estimular estas economias que podem facilmente detectadas nas mais variadas atividades, notadamente nos serviços.

Tudo indica que a população está consciente que deve apoiar as empresas que estão procurando economizar o consumo de energia, pois acabam ajudando toda a coletividade reduzindo o uso de energias poluentes. Hotéis no Japão, além de substituírem as lâmpadas antigas pelas atuais de LEDS, também estão colocando sensores nos corredores de forma que as lâmpadas sejam apagadas quando ninguém está utilizando alguns setores. No verão, os aparelhos de ar-condicionados são regulados de forma a manter temperaturas elevadas até para os padrões brasileiros, como forma de economia. O abandono do paletó e da gravata em ambientes oficiais, além de proporcionar conforto, ajuda a reduzir o consumo de energia nas repartições públicas. No inverno, os aquecimentos são moderados não se perdendo o calor gerado.

No Brasil, ainda nem mesmo os ecologistas estão com suas atenções para a redução do consumo de energia, num país que conta com um clima moderado, com calor suportável e sem um inverno rigoroso. Há mais atenção com as gerações que utilizam poluentes, esquecendo-se que as economias exigem evitar produções que afetam o meio ambiente, reduzindo estas preocupações.

As tecnologias que permitem economias já são conhecidas necessitando somente de um esforço, sem custos adicionais, que viabilize sua economia. Quem conta com oportunidades para viajar para o exterior, notadamente para as regiões mais desenvolvidas e conscientes sobre a preservação do meio ambiente, nota com facilidade as oportunidades para substanciais economias.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: