Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Consequências da Eleição de Donald Trump no Câmbio dos Emergentes

24 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O mercado de câmbio dos países emergentes é muito sensível às mudanças políticas e a eleição de Donald Trump provocou alterações importantes.

clip_image002

Gráfico constante do artigo no site do Nikkei Asian Review

O assunto foi abordado pelo artigo de Takenori Miyamoto publicado no site da Nikkei Asian Review. Oito empresas da América Latina emitiram seus bonds com US$ 1,6 bilhão em novembro último, uma redução de 71% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Isto mostra, segundo pesquisa da Deologic, o efeito da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, inclusive de bancos da Argentina e do Chile, quando no período de janeiro a outubro anterior tinham lançado US$ 76,9 bilhões, numa tendência de alta.

Propensão semelhante ocorreu entre os países do Sudeste Asiático, com menos impacto em outras regiões do mundo, como pode ser observado no gráfico acima. Houve também uma tendência para desvalorização das moedas de muitos países do mundo com relação ao dólar norte-americano, mostrando que as declarações do presidente eleito provocam impactos apreciáveis mundo afora, esperando-se dificuldades no comércio internacional com a tendência populista nacionalista de Donald Trump.

clip_image004

O gráfico constante do mesmo artigo mostra a desvalorização de algumas moedas com relação ao dólar, inclusive o Real do Brasil

Mesmo que se espere uma moderação do governo de Donald Trump quando assumir o poder em janeiro próximo, o fato concreto é que já ocorrem importantes mudanças, no mínimo no mercado financeiro internacional.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: