Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Descobrindo os Encantos do Interior Japonês

16 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Está ocorrendo na estupenda província de Shizuoka, famosa entre as muitas atrações pelas suas plantações de chá, um “boom” de bons cafés, no sentido francês, onde instalado confortavelmente na varanda de uma casa com vistas privilegiadas pode se tomar uma boa refeição ou somente apreciar um bom café ou chá, acompanhado de suaves confeitos japoneses.

clip_image002

Foto de uma privilegiada residência onde na sua varanda é possível tomar uma agradável refeição ou somente um café ou chá acompanhado de confeitos japoneses, apreciando a vista de um jardim soberbo com um lago, na província de Shizuoka, no Japão

Uma matéria preparada pela agência de notícias japonesa Jiji Press publicada no The Japan News informa que nas pequenas cidades da província de Shizuoka estão se multiplicando os chamados engawa cafés, onde se pode apreciar uma boa refeição ou simplesmente tomar um café ou um chá, acompanhado dos excepcionais confeitos japoneses, sentado na varanda de antigas casas. Isto está permitindo um convívio entre turistas e os residentes locais como ocorre também outras partes do Japão.

Tendo um pouco de conhecimento do Japão, pessoalmente, aprecio os locais tradicionais onde ainda se preservam construções, a maioria de madeiras, erguidas há muitas décadas. As grandes metrópoles japonesas contam com grandes construções semelhantes às ocidentais, mas no interior japonês ainda existem muitas pequenas cidades como as que eram usuais no século XIX.

clip_image004

Nas varandas destas antigas residências japonesas pode-se tomar uma boa refeição apreciando o seu jardim.

Nos últimos dias de novembro passado, por exemplo, os residentes locais serviram aos visitantes gratuitamente uma grande tigela de sopa de porco com vegetais da região. Estudantes locais de uma escola agrícola ofereciam amostras de produções regionais que podiam ser compradas pelos turistas. Os sucessos destas iniciativas estão surpreendendo os japoneses, informando-se que estão se estabelecendo relações de amizade com populações de outras localidades.

Muitos visitantes também se surpreenderam ao encontrar estas acolhidas. Os organizadores destes eventos pretendem continuar com estas iniciativas. Até estudiosos dos relacionamentos humanos estão encantados com este intercâmbio de idosos locais com populações de grandes cidades que descobrem o orgulho destas pequenas localidades.

clip_image006

Um ótimo chá local com confeito japonês.

Minha experiência pessoal é que mesmo nas proximidades de Tóquio, tomando-se o metrô ou trens regionais, em menos de uma hora é possível estar em locais semelhantes, que eram pousadas dos viajantes regulares à capital. Existem ruas preservadas, locais de refeições de alto nível, produções de artesanatos de elevada qualidade, havendo possibilidade de se conhecer muito do que não se pode ver no Japão contemporâneo em apenas um dia.

Com um mínimo de pesquisa, “descobre-se” um Japão que não costuma estar nas grandes revistas mesmo de turismo. E cada uma destas localidades possui a sua marca própria, que os japoneses apreciam destacar. E os visitantes levam estes produtos como lembranças para seus amigos e familiares. Constata-se que mesmo num pequeno país, a diversidade que se observa é enriquecedora e preservada com carinho pelos seus moradores, orgulhosos do que possuem de especial destaque.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: