Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Diagnósticos Superficiais de Graves Problemas

12 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Nas campanhas eleitorais, os candidatos exageram na facilidade com que aperfeiçoamentos podem ser efetuados, sem a avaliação precisa dos seus custos e até dos resultados que podem ser obtidos. O caso do prefeito eleito João Dória dá exemplos significantes destas dificuldades.

Congelamentos das tarifas de ônibus e o aumento das velocidades das marginais prometidos agora necessitam de estudos mais profundos

Com promessas que não podem ser agora cumpridos, mesmo que o prefeito eleito João Dória nem tenha assumido a Prefeitura de São Paulo, acabam sendo demonstrações das exageradas e apressadas promessas que apresentam todas as dificuldades de serem cumpridas. No caso do congelamento das tarifas de ônibus, além de não contar com recursos do que apontou como possível de ser obtido do governo federal acaba por onerar os idosos que contavam com gratuidade. No caso das velocidades das marginas Tietê e Pinheiros, os dados redução dos acidentes, principalmente fatais, acaba por possibilitar estas medidas somente de forma muito parcial.

Que os eleitores sejam iludidos por falta de análises mais profundas acaba sendo compreensível. O que parece surpreendente é que um candidato com toda a equipe de seus auxiliares supostamente competentes não tenha analisado estes problemas antes de transformá-los em promessas eleitorais.

Este tipo de comportamento está se generalizando com um excesso de informações superficiais, que dão mais importância às velocidades e seus impactos do que as suas viabilidades, tanto diante dos custos como outras conveniências de outro caráter. Observa-se quase uma irresponsabilidade, como as limitações de todas as ordens não estão sendo consideradas com a profundidade desejada, implicando em constantes mudanças do dito pelo não dito. Parece que a opinião pública merece mais respeito ou acabarão prematuramente mudando suas opiniões sobre estes políticos, em nada contribuindo para a melhoria das condições para a população, que sempre é difícil e exige, além de estudos, preparação dos detalhes dos seus projetos.

Estas limitações não ocorrem somente do ponto de vista local que afeta diretamente as comunidades, como os níveis estaduais, federal e até internacional. Não parece ser um mal local, mas que está se tornando mundial, sendo que os casos apontados são somente exemplos mais evidentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: