Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Zelândia é um País que Está Muito Bem no Momento

8 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , , | 4 Comentários »

A Nova Zelândia é um país com um território de dimensão próxima do Estado do Rio Grande do Sul, com uma população menor do que o Estado de Santa Catarina, que está sendo considerada entre os melhores do mundo atual. No passado geológico, havia um continente na região, mas a elevação do nível do mar reduziu a dimensão de seu território a uma área muito modesta, ainda sujeita a terremotos.

clip_image002

Mapa da Austrália e Nova Zelândia

Este pequeno país vive da pecuária, da produção de leite e derivados e conta recentemente com um forte fluxo de turistas, principalmente de asiáticos. Meu contato pessoal com este país começou quando fui diretor do Banco Central do Brasil e era também o presidente do Conselho Nacional da Pecuária. Realizei, com a ajuda do Banco Mundial, um programa para absorver parte da tecnologia da Austrália e da Nova Zelândia no campo destas atividades econômicas. O Brasil pratica ainda uma pecuária pouco intensiva enquanto eles já contavam com pastos de gramíneas consorciadas com leguminosas que permitiam uma pecuária intensiva, com a Nova Zelândia mais qualificada para o gado leiteiro. É inevitável que se tenha um sentimento que um país com população menor e menos diversificada étnica e culturalmente facilite o seu desenvolvimento, como ocorre na Escandinávia ou em Cingapura.

A população é constituída de seres humanos e não são meros números e quando vivem em pequenas comunidades podem ser conhecidos individualmente, inclusive nos seus relacionamentos e suas necessidades com outros membros locais. Sempre existem mecanismos políticos que facilitam suas representações, mas os relacionamentos pessoais sempre são importantes.

Na Nova Zelândia atual registra-se um crescimento saudável em torno de 3,6% anual e um desemprego abaixo de 5%. O salário real vem crescendo desde 2008. A imigração para este país é facilitada para os que possuem um apreciável patrimônio ou habilidades pessoais qualificadas.

País que já foi colônia do Reino Unido, herdou muitas de suas tradições e procura manter seu comércio internacional pelos mecanismos possíveis. O seu imposto de renda está se reduzindo ao máximo de 33% ao ano para os mais privilegiados e para evitar um endividamento exagerado aumentou o imposto sobre vendas de 12,5% para 15%.

A oposição trabalhista aponta que os imóveis residenciais estão aumentando, recomendando a ampliação das suas construções. Apesar do atual primeiro-ministro contar com elevado prestígio popular para obter um novo mandato, preferiu que um importante ministro do seu governo viesse a substituí-lo nas próximas eleições no próximo ano.

É um exemplo que um país bem administrado, ainda que pequeno, tem as condições para um desenvolvimento que impressione o resto do mundo.


4 Comentários para “Nova Zelândia é um País que Está Muito Bem no Momento”

  1. Rosana
    1  escreveu às 11:37 em 9 de dezembro de 2016:

    “A população é constituída de seres humanos e não são meros números…”
    Santo Deus, existe algum país sem seres humanos?

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:46 em 11 de dezembro de 2016:

    Cara Rosana,

    Se o texto permite esta sua interpretação, acho que me expressei muito mal. O que acontece é que muitos interpretam que estes seres humanos são considerados em conjunto, sem serem individualizados.

    Paulo Yokota

  3. Regina Célia Santos Holanda
    3  escreveu às 14:42 em 17 de março de 2018:

    Gostei muito de saber sobre este pequeno grande país.
    Meu desejo seria morar no litoral em algum lugar no planeta onde tivesse a chance para colaborar com meus conhecimentos e realmente fosse valorizada.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 08:40 em 18 de março de 2018:

    Cara Regina Célia Santos Holanda,

    Obrigado pelo comentário. Fiz um programa de pecuária leiteira com a Nova Zelândia e acredito que seja um pequeno país que tem uma elevada qualidade de vida.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: