Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Patinação do Governo Mais Complicada com Novos Fatos

2 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 4 Comentários »

clip_image002O governo Michel Temer que já não contava com um desempenho razoável enfrenta um quadro mais difícil com a assinatura do acordo de leniência por parte dos executivos do grupo Odebrecht. Ele pode atingir muitos políticos importantes, inclusive o presidente do Senado Federal Renan Calheiros que conta com um rol de acusações de várias irregularidades e se tornou réu por decisão do Supremo Tribunal Federal. (O presidente do Senado Federal Renan Calheiros está sendo acusado por um rol de irregularidades, podendo ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal, embora isso possa levar algum tempo)

Ao mesmo tempo anuncia-se a assinatura do acordo de leniência do grupo Odebrecht por parte dos seus principais executivos, que deve indicar diversas irregularidades de políticos importantes, podendo chegar até ao presidente Michel Temer e seus aliados no Congresso, segundo notícias constantes de diversos sites, como os da Folha de S.Paulo e O Globo. Se a ação governamental já não contava com a eficiência esperada, todas estas decisões adicionais acabam por complicar ainda mais a possibilidade de sua atuação no sentido de criar condições para a recuperação da economia brasileira, criando um ambiente político razoável.

clip_image004

Dezenas de dirigentes do grupo Odebrecht estão assinando o acordo de leniência em Curitiba, segundo notícias divulgadas em diversos sites

Como é sabido, os acordos de leniências são instrumentos pelos quais dirigentes que teriam cometido irregularidades assumem suas responsabilidades, procurando reduzir as penas a que estão sujeitos, pagando pesadas multas e comprometendo-se a mudar as orientações de empresas a que pertencem, apontando terceiros que tenham também cometidos irregularidades, muitos como autoridades públicas. O objetivo é preservar as empresas que continuam sendo importantes para o desenvolvimento brasileiro.

O processo é lento, veio sendo negociado há meses e ainda depende de aprovações finais que devem ser proferidas por um ministro do Supremo Tribunal Federal por envolverem autoridades que contam com tratamentos diferenciados. O caso da Odebrecht envolve também outros países, como os Estados Unidos e a Suíça. Em qualquer circunstância, as repercussões políticas devem ser profundas, pois seria a principal empresa relacionada com a Petrobras e todos os processos dentro da chamada Lava Jato.

Um dos poucos episódios positivos no atual cenário continua sendo a surpreendente solidariedade universal com o pavoroso desastre que abalou Chapecó e o Brasil, dando uma demonstração da importância do futebol para o país na sua imagem no exterior. As mais inesperadas manifestações surgem das mais expressivas localidades e entidades relacionadas com o futebol internacional, mostrando que as autoridades poderiam utilizar as condições que este esporte proporciona para incremento de suas relações políticas e econômicas brasileiras. Não se trata de aproveitar a atual desgraça, mas da imagem mais ampla que o Brasil tem no mundo devido ao futebol.

Quando o país enfrenta um quadro adverso, há que se contar com seu patrimônio, entre eles os esportes e a paixão dos brasileiros pelo futebol, com uma alegria ímpar no mundo. Os meios de comunicação social estão constatando esta realidade, que precisa ser aproveitada, pois ninguém pode viver somente de desgraças, principalmente no campo político.


4 Comentários para “Patinação do Governo Mais Complicada com Novos Fatos”

  1. Célia
    1  escreveu às 17:23 em 2 de dezembro de 2016:

    Completando a máteria acima:
    Pesquisa recente do Instituto Ipsos, feita em todo o Brasil:

    . 84% dos brasileiros acham que Lula participou dos esquemas de corrupção

    . 82% acham que todos os partidos são corruptos

    . 72% acham que o PT é ainda mais corrupto.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 00:22 em 6 de dezembro de 2016:

    Cara Célia,

    Eu gostaria que a população tivesse todo este conhecimento. Lamentavelmente, muitos acreditam em notícias que interessam a alguns segmentos, principalmente da imprensa que vem se engajando demasiadamente. Mas, é o que temos.

    Paulo Yokota

  3. Paulo
    3  escreveu às 17:42 em 2 de dezembro de 2016:

    A mega-delação premiada da Odebrecht será a pá de cal para a condenação do “ex-pizidenti” Luiz Inácio Lula da Silva.
    Isto porque Alexandrino Alencar, o antigo executivo da Odebrecht mais próximo de Lula, abandonou sua postura de (no entender dos investigadores) preservá-lo e deu depoimento incriminando-o, tanto no que diz respeito à reforma do sítio em Atibaia (SP), quanto às viagens que fizeram juntos para países da África e América Latina.
    Sim, o governo Temer poderá ser atingido, mas Lula poderá ir antes de Temer para a cadeia, eis a grande verdade que a grande mídia tenta esconder.
    Não é à toa que o PT votou quase 100% a favor dos corruptos referente a proposta das 10 medidas contra a corrupção que foram alteradas no Congresso.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 00:19 em 6 de dezembro de 2016:

    Caro Paulo,

    Eu tenho algum conhecimento factual dos problemas e não me alimento somente do que está na imprensa. Em política não costuma haver muito espaço para certezas absolutas. Procuro ser o mais isento possível, sabendo das limitações das “verdades” que acabam sendo desmentidos posteriormente. Não tenha tanta certeza do que V. imagina saber.

    Paulo Yokota

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: