Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Problemas Superáveis do Brasil

20 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Observa-se no Brasil a existência de alguns problemas que poderiam ser superados desde que admitidos por todos e tomadas às medidas para tanto. Um certamente é o da comunicação social, notadamente do governo que não está conseguindo sucesso mesmo dentro de sua equipe e com relação à população e outro do devido controle das privatizações que se pretende acelerar.

clip_image002

Gráfico dos dados da Datafolha divulgados pela imprensa

Mesmo admitindo que o governo necessite tomar medidas impopulares, observa-se que Michel Temer não está sendo ajudado por uma equipe de comunicação social para convencer sua equipe de governo e principalmente a opinião pública de que está tomando as medidas corretas ainda que impopulares. Isto se propaga pela imprensa que critica, não fornecendo as informações para avaliações mais cuidadosas. Para superar a opinião negativa, o governo divulga um pacote de medidas supostamente positivas que já estavam sendo preparadas parcialmente há tempos e outras que não estão ainda finalizadas, dando impressão de certo improviso que não ajuda em nada na melhoria de sua imagem. Não se podem subestimar estes problemas que parecem simples.

De outro lado, necessitando ativar a economia que continua aprofundando a sua recessão propõe a aceleração das privatizações de muitos serviços públicos diante das limitações das disponibilidades de recursos do governo. Esforça-se em convencer os empresários que estão sendo criadas as condições que assegurem retornos para os investimentos privados que seriam feitos, com a estabilidade política e econômica para o futuro.

Os empresários não são pessoas ingênuas e avaliam os riscos dos seus investimentos com o que veio acontecendo no passado recente. As privatizações efetuadas no passado não apresentavam concorrências com a transparência necessária e as agências que foram montadas para as regulamentações dos novos empreendimentos sofrem pressões daqueles que deveriam ser fiscalizados. Mesmo com as afirmações que aperfeiçoamentos estão sendo introduzidos não se conseguiu convencer a opinião pública desta realidade, o que dificulta o interesse de grupos privados capacitados que participem das novas concorrências.

Todos sabem que não são tarefas fáceis de serem concretizadas, ainda que os discursos sejam bem elaborados e as autoridades estão conscientes das necessidades de dados objetivos sobre as mudanças que foram introduzidas, o que não está se conseguindo até agora. O mandato do governo Michel Temer é curto e todos os esforços necessitariam ser efetuados, não se restringindo à aprovação no Congresso, mas de um conjunto de decisões administrativas que não podem ser subestimadas.

Sempre existem divergências dentro do governo, mas há necessidade de uma demonstração da liderança inconteste do presidente Michel Temer. Há que se demonstrar que os ministros indicados por sua precária base política que divergirem das decisões tomadas serão substituídos rapidamente, para não disseminar uma impressão de indisciplina generalizada admitida pelo comandante. Não se pode permitir que ministros que estão encarregados de determinados setores sejam desgastados pelas informações de suas possíveis mudanças. Não se pode permitir que decisões tomadas pelo presidente sejam posteriormente reformuladas, dando a impressão de que não foram devidamente estudadas. Sem o mínimo de disciplina, seu governo continuará com prestígio popular em declínio, perdendo as condições para a sua continuidade. É tudo que não pode ser feito somente por palavras, mas por atos concretos.

Não se pode aguardar até as decisões dos novos comandos no Congresso no próximo ano para que as medidas sejam aperfeiçoadas. O governo precisar demonstrar que está trabalhando durantes as férias de fim de ano, mesmo com o Congresso em recesso. A sua parte precisa estar concluída e o que depender de outros poderes que fiquem por conta deles, devidamente informado para a opinião pública.

É sempre muito difícil ser governo, mas os que estão nele deviam estar cansados de saber.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: