Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tradicional Medicina Chinesa

8 de dezembro de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Segundo os chineses, 183 países e regiões no mundo já utilizam a Tradicional Medicina Chinesa mostrando que suas práticas se espalharam por todo o mundo com rapidez.

Foto mostrando a prática da acupuntura

Existem muitas práticas milenares na Tradicional Medicina Chinesa e a OMS Organização Mundial da Saúde informa que 103 países membros deram aprovação à prática da acupuntura e moxabustão, que é a queima de ervas e aplicação do calor para aumentar os fluxos da energia vital. Também são utilizadas muitas ervas e combinações das mesmas para serem utilizadas como medicamentos mais baratos do que os de origem química. No Brasil, onde a acupuntura é considerada uma especialidade médica, existe até na Universidade de São Paulo um curso que ensina as suas aplicações.

Havia até algumas décadas uma desconfiança no Ocidente sobre estas práticas ainda que houvesse experiências milenares das suas aplicações na Ásia, não se restringindo à China. Muitos as consideravam sem comprovação científica segundo os critérios ocidentais, mas hoje muitas das suas técnicas já receberam até estas aprovações. Isto ajuda para que os tratamentos médicos cada vez mais caros tenham uma possibilidade de sua redução dos seus custos em muitos casos.

Os chineses já estabeleceram 10 centros desta medicina fora da China e eles estão se tornando cada vez mais populares. Na China, a sua supervisão chega a contar com a Administração Estatal da Tradicional Medicina Chinesa.

clip_image004

O moxabustão ou jiu em chinês significa longo tempo de aplicação do fogo e é uma acupuntura térmica com a combustão da erva Artemísia sinesis e Artemísia vulgaris

Minha mãe que é nascida no Japão já usava a moxabustão desde antes da Segunda Guerra mesmo no Brasil, quando a queima de ervas é feita sobre determinados pontos do corpo humano.

clip_image006

É muito comum encontrar estabelecimentos especializados em ervas usadas como medicamentos em toda a Ásia.

Tenho utilizado a acupuntura para diversos tratamentos, notadamente quando tenho algumas dores lombares tanto na Ásia como no Brasil, mas com profissionais qualificados. Na China, até grandes cirurgias são efetuadas sem anestesia, com o uso da acupuntura que impede sentir as dores de cortes de tecidos e órgãos.

É preciso acabar com os preconceitos para estas técnicas terem ampla utilização também no Brasil, que está com os custos de saúde crescentes, tanto para os idosos como para os dependentes do SUS.


2 Comentários para “Tradicional Medicina Chinesa”

  1. Setsuko Watanabe
    1  escreveu às 16:50 em 9 de dezembro de 2016:

    Acupunctura é praticado como um tratamento eficaz para diversas doenças que acometem os seres humanos , principalmente na China desde os tempos imemoriais. A afirmação de que não tem comprovação científica está somente demonstrando o limite do conhecimento que cada (pessoa) povo possui. O medo do desconhecido os tornam impotentes para cruzar as fronteiras de um horizonte antes nunca visto, mesmo que o prêmio seja surpreendente. Assim acontecem com todas as coisas que os 5 sentidos dos seres humanos deparam com algo diferente pela primeira vez.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 08:44 em 11 de dezembro de 2016:

    Cara Setsuko Watanabe,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: