Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Contraste de Temperaturas nas Diversas Regiões do Mundo

24 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002As informações disponíveis nos mais variados jornais do mundo informam sobre temperaturas que impressionam os leigos, como neves do deserto de Saara, na Argélia, e temperaturas amenas em Amsterdã, na Holanda.

Crianças brincando na neve no deserto do Saara, na Argélia, em torno do paralelo 30º, em foto publicada no The Telegraph, na passagem do ano

Todos sabem que o clima nos desertos apresenta uma grande amplitude térmica, apresentando temperaturas elevadas durante o dia e baixas à noite. Mas os jornais informam que neves no deserto de Saara como na passagem deste ano já não ocorrem há quase quarenta anos, com neves intensas nas montanhas da Argélia que ficam em torno do paralelo 30º do Hemisfério Norte, um pouco menos que o correspondente a São Paulo no Hemisfério Sul.

Por outro lado, em Amsterdã, na Holanda, que fica em torno do paralelo 50º no mesmo Hemisfério Norte, quase equivalente à Terra do Fogo no extremo sul das Américas, a temperatura está amena favorecendo o dia das tulipas.

clip_image004

Cerca de 200 variedades de cores diferentes de tulipa estão sendo apresentadas desde 17 de janeiro em Amsterdã, conforme foto apresentada pelos promotores

É evidente que tanto no Hemisfério Norte que no geral passa por um inverno rigoroso, sempre existem áreas onde as temperaturas estão amenas, como é o caso da Holanda neste ano. O que vem acontecendo no deserto de Saara é certamente excepcional, mas os leigos nem sempre possuem conhecimentos para estas diferenciações.

Geralmente, os especialistas estão indicando que em 2016 houve uma elevação forte das temperaturas médias em todo o mundo, uma tendência que vem se observando nos últimos anos, acelerando a redução das geleiras e elevando ligeiramente o nível do mar. Mas não existem evidências científicas para assegurar que este dano ao meio ambiente venha ocorrendo pela ação dos seres humanos. Existem tendências cíclicas das temperaturas no mundo que demandam muitos milênios e não temos senão suspeitas que as ações humanas estejam danificando o meio ambiente, o que exige medidas drásticas dos diversos países para evitar a ocorrência de mais acidentes climáticos.

Tudo indica que estão ocorrendo mais secas e inundações, bem como o aumento de tufões em todo o mundo, causando danos nas regiões mais pobres do mundo, mas também afetando regiões desenvolvidas. Há que se convencer todas as autoridades do mundo para a urgência de medidas corretivas, mesmo na falta de provas científicas.

O mundo começa a aumentar as pesquisas para a criação de variedades de plantas que resistam às secas, as inundações como picos de altas temperaturas e o exemplo que vem sendo colhido com a cooperação internacional nas pesquisas efetuadas nas Filipinas são animadoras. Não podem ocorrer quedas das produções de alimentos que sacrifiquem principalmente as populações mais pobres, ainda que não existam ligações claras das irregularidades climáticas com as ações nefastas das atividades humanas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: