Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Difícil de Acreditar em Cerejeiras em Janeiro

11 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Existem em alguns países imensos como a China contrastes que ficam difíceis de acreditar, como o inverno rigoroso no norte e cerejeiras já em flor no sul.

Foto constante do China Daily, com cerejeiras já em flor em janeiro em Kumming, na província de Yunnan, no sul da China

No Japão, que não é tão imenso como a China, os primeiros sinais do fim do rigoroso inverno são dados pelas primeiras flores de ameixeiras (ume) em torno de fevereiro, sendo que começa no sul, na região de Okinawa, para chegar às cerejeiras no início da primavera local. O sul da China é praticamente tropical, junto à linha do Equador, mas a foto apresentada da florada da cerejeira na imprensa daquele país como uma atração turística da China é impressionante.

Sabe-se que existem diversos tipos de cerejeiras, sendo que as do sul são mais rústicas e resistentes e os japoneses admiram as mais frágeis de coloração mais branda, cujas pétalas são pouco duradouras, caindo suavemente no chão ao vento, dando a noção de que tudo na vida é efêmero, ainda que poético.

Mas este aproveitamento das cerejeiras para turismo da China, começando pela região tropical e se estendendo até as regiões gélidas junto à Mongólia, acaba oferecendo um bom exemplo para o Brasil, que conta desde o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com suas montanhas, chegando até o Amapá na Amazônia, já no Hemisfério Norte, transitando por todos os paralelos com bons climas todo o ano.

O turismo é uma atividade de mão de obra intensiva e o Brasil está necessitando de empregos. Já conta-se com uma infraestrutura capaz de atender aos turistas internacionais mais exigentes, com hotéis flutuantes na imensa Amazônia até as visões de neves esporádicas nas elevadas altitudes das montanhas do sul. São geradoras de divisas ou economizadoras delas que não precisam ser gastas na Flórida, por exemplo. E exigem poucos investimentos adicionais.

O governo brasileiro precisa estar atento a estas oportunidades para recuperar a sua economia, que proporcionariam também uma maior estabilidade política. Os veículos de comunicação social deveriam balancear as muitas notícias negativas, também com as positivas que possuímos, mas esquecemos de destacá-las.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: