Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Discussões Sobre o Consumo das Batatas

22 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Um artigo elaborado por Tamar Haspel e publicado no The Washington Post informa que existe uma discussão entre acadêmicos sobre as conveniências ou não do uso da batata na alimentação humana.

A batata está entre os produtos mais consumidos pelos seres humanos

São abundantes as informações na história da humanidade de que as batatas ajudaram a Europa a superar os problemas de fome. Seriam provenientes dos Andes e os espanhóis as levaram para aquele continente, mas existem novas informações de escavações arqueológicas efetuadas na América do Norte mostrando que seres primitivos de regiões como o Alasca estariam entre os primeiros a cultivá-las. De qualquer forma, transformou-se num dos produtos relevantes para a alimentação de muitas populações.

Mas existem correntes de acadêmicos, como o professor Walter Willett, de epidemiologia e nutrição da Harvard’s T.H. Chan School of Public Health, que ressaltam seus inconvenientes para a saúde humana, ajudando a provocar doenças cardiovasculares bem como diabetes tipo 2. Provocariam obesidades e hipertensões em função do amido, composto de moléculas de glicose que vão direto para a corrente sanguínea, acabando por estimular a fome. Parece um exagero provocado pelo consumo de fritas, com gorduras saturadas e sal em excesso. Todos concordam hoje que a alimentação deve ser balanceada, incluindo vegetais e outros produtos que contenham proteínas, como peixes que possuem os colesteróis considerados bons.

O artigo mencionado apresenta uma longa discussão de todas as possibilidades, sugerindo uma comparação da batata com os brócolis muito recomendado nos Estados Unidos. O artigo menciona opiniões a favor da batata, como a de Marion Nestle, professora de nutrição da Universidade de Nova York, se referido à necessidade de alimentação de muitas populações.

Este tipo de discussão é frequente nos Estados Unidos por causa da alimentação fornecida nas escolas para as crianças cuja qualidade era discutível e faz-se um esforço no sentido de sua melhora, que vem ocorrendo, mas num ritmo ainda lento.

A boa notícia é que há indicações de redução dos exageros de consumo de fast food e refrigerantes açucarados que estão exigindo que grandes empresas tentem oferecer alternativas para seus produtos.

No Japão, as discussões deste tipo observam que todos os produtos, consumidos por muitos e que estão transformando a obesidade num problema de saúde pública, dependem das combinações dos mesmos com outros ingredientes. É evidente que nas frituras sempre são utilizadas gorduras saturadas que agravam os problemas. Se estes produtos contêm excessos de açúcar ou sal também aumentam as dificuldades.

Na medida em que sejam combinadas, por exemplo, com a soja e seus derivados, costumam ocorrer neutralizações de parte dos efeitos deletérios. Mas parece sempre que a alimentação balanceada ajuda na manutenção da saúde.


2 Comentários para “Discussões Sobre o Consumo das Batatas”

  1. Daniel Girald
    1  escreveu às 04:21 em 5 de março de 2017:

    O que não mata engorda. Mas no geral, eu não considero que seja válido demonizar a batata. Embora se comente muito sobre as tais acroleínas formadas durante a fritura por imersão em altas temperaturas e que supostamente seriam um fator de risco para câncer de intestino (faz quase 20 anos que eu ouço dizerem que “batata frita dá câncer”, mas nunca foi comprovado), não é o único método disponível para o preparo desse alimento. E as mesmas considerações quanto à glicemia podem ser observadas com relação ao trigo e até ao arroz.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:18 em 7 de março de 2017:

    Caro Daniel Girald,

    Parece que havendo uma alimentação razoavelmente balanceada não há nenhum inconveniente. É que certas pessoas exageram na alimentação somente com fast food de má qualidade.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: