Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Frango Brasileiro Beneficiado Pela Febre Aviária

30 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Lamentavelmente, no mercado internacional os prejuízos de alguns podem redundar em benefícios de outros, como tem sido com o frango brasileiro que está com a exportação em crescimento, parte em decorrência da febre aviária em alguns lugares do mundo.

clip_image002

Gráfico sobre o aumento das exportações brasileiras de frango, constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Um artigo elaborado por Manisha Jha e Isis Almeida foi publicado no site da Bloomberg informando que a febre aviária que atinge parte do mundo, notadamente a Ásia e a Europa, está beneficiando a exportação de frangos brasileiros. O frango do Brasil já vinha conquistando ao longo das últimas décadas mercados no exterior, pelos custos das rações no país, mas certamente a febre aviária está aumentando o interesse sobre este produto, que graças a Deus até agora não prejudicou o Brasil, mas exige que atenções redobradas sejam tomadas para evitar a sua chegada neste país.

O artigo informa que os Estados Unidos também estão numa situação semelhante, mas as exportações brasileiras para a Ásia e e Oriente Médio são mais tradicionais, atendendo também as exigências religiosas.

clip_image004

Os principais destinos das exportações de frangos brasileiros, gráfico publicado no artigo no site da Bloomberg

Lamentavelmente, esta febre aviária é transmitida pelas aves que migram de regiões durante as estações do ano, sendo difícil de ser controlada. Evidentemente, os grandes oceanos como o Atlântico e o Pacífico constituem em barreiras importantes, mas algumas aves percorrem grandes distâncias, de forma mais acentuada na direção Norte-Sul.

Na Europa, muitas aves estão sendo sacrificadas, além dos frangos, pois metade afeta as aves selvagens e outra as criadas, como as que fornecem o foie gras da França. Os controles estão se tornando mais rigorosos, fazendo com que o mercado para os frangos do Brasil tenham expectativas positivas para os próximos anos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: