Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grupo Financeiro Japonês Planeja Usar Dados Biométricos

9 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

 

Seção: Economia, Editoriais e Notícias Tags: Todos sabem que já existem tecnologias para identificação das pessoas pelas impressões digitais, pelas faces e até pelas vozes, mas não têm sido muito utilizadas pelos usuários de operações financeiras até o momento, a não ser pelo uso de senhas.

clip_image002

Gráfico ilustrativo constante no artigo publicado no Yomiuri Shimbun

Um artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun informa que o Grupo Financeiro Sumitomo Mitsui planeja ter o controle de uma nova empresa destinada para esta finalidade, na próxima primavera japonesa, numa joint venture de uma empresa japonesa de tecnologia da informática com uma empresa irlandesa. Isto permitiria identificar os clientes pela impressão digital, foto e até a voz, para transações efetuadas usando a Internet, bem como pagar as compras efetuadas em diversos estabelecimentos, sem o risco de fraudes.

A autenticação biométrica já tem sido usada para outras finalidades, mas até agora não se conhecem muito os seus usos nas instituições bancárias, que são mais rigorosas, de forma ampla, se concentrando em senhas. Estas identificações biométricas seriam utilizadas pelos notebooks como smartphones, segundo o artigo.

A concorrência no setor financeiro está acirrada e muita operações já são efetuadas eletronicamente, inclusive para viajantes internacionais, sem que se utilizem cartões de crédito, por exemplo. O incrível é que no Japão sempre se utilizou muito o numerário, o que acontece com intensidade em países asiáticos.

Nas caixas eletrônicas, dispondo-se de cartão de crédito e senhas os volumes dos saques, por exemplo, chegavam a cifras elevadas. Hoje, muitos instrumentos estão sendo utilizados para pagamentos, como os documentos eletrônicos de identificação, mas para operações de pequeno porte.

O que parece ser a nova tendência é que qualquer operação bancária seja feita com estas identificações biométricas, sem o uso de cartões ou senhas, inclusive para operações internacionais.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: