Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nona de Beethoven Com Ballet de Maurice Béjart

2 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

É sempre emocionante ver ao vivo a apresentação da Nona Sinfonia de Beethoven. Eu tive o privilégio de assistir num fim de ano há algum tempo a esta obra-prima acompanhada pela minha família, ao vivo em Viena, com a fabulosa sinfônica daquela cidade com o coral completo. Sua imagem e música ficaram gravadas na minha memória de forma marcante. Agora se repete espetáculo semelhante no canal do Arte 1, com a adição do Ballet de Maurício Béjart, de Lausanne, junto com o Ballet de Tokyo, o que foi apresentado a pouco mais de um ano em Tóquio, no hall da NHK. A época é oportuna para estas apresentações.

clip_image002

Nunca é demais assistir a esta reapresentação do Ballet de Béjart com a de Tokyo Ballet no hall da NHK, reunindo mais de 250 dançarinos e músicos em fins de 2015

Esta peça não foi criada para um balé, mas a genialidade de Maurice Béjan em 1964 e da equipe do Ballet Béjan, comandada atualmente por Gil Roman, complementada pelos bailarinos do Tokyo Ballet. enriqueceu o que a Orquestra Filarmônica de Israel conduzida pelo genial maestro indiano Zubin Mehta, junto com o coro Ritsu Yu Kai, comandado por Fumiaki Kuruyama, apresentaram no NHK Hall de Tokyo. Atuaram como solistas o soprano Kristin Lewis, o mezzo-soprano Minoko Fujimura, o tenor Kei Fukui e o baixo Alexander Vinogradov. O canal 1 o repetiu e certamente voltará a exibir esta maravilha que impressiona a todos que apreciam a música clássica ou mesmo quem o assiste pela primeira vez.

O evento foi executado para a comemoração do 150º aniversário das relações diplomáticas do Japão com a Suíça e 50º aniversário do Ballet de Tokyo, pois seu custo deve ter sido apreciável. Somente um conjunto de patrocínios seria capaz de sustentar este tipo de espetáculo, ainda que o público japonês seja capaz de pagar astronômicas cifras por este tipo de apresentação. O milagre do vídeo permite que simples mortais como nós tenhamos a possibilidade de apreciá-lo.

Um período duro como o que o mundo passa atualmente exige refrigérios culturais desta natureza para que as energias sejam renovadas para as duras batalhas que necessitam ser enfrentadas sempre com a esperança de dias melhores. Parabéns para a iniciativa do Canal 1.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: