Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Os Contrastes da Energia Eólica na China

16 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado pelo The New York Times por Javier C. Hernadez informa a existência de contrates na China, que acelera seu programa de geração de energia eólica, em parte ociosa, enquanto se observam fortes poluições com as gerações de energia a partir do carvão mineral.

Foto de um projeto de geração da energia eólica em Jiuquan Wind Power Base, perto do deserto de Gobi, que está parcialmente ociosa, apesar da poluição provocada pela geração de energia a partir do carvão

Mais de 92 mil turbinas eólicas já foram instaladas na China, quase o dobro da capacidade dos Estados Unidos, mas elas estão parcialmente ociosas por diversas razões. São capazes de gerar 145 gigawatts de eletricidade. Existem limitações das linhas de transmissão para as regiões consumidoras de energia e o sistema de preços vigentes ainda acabam privilegiando usinas de carvão poluidoras. Este problema está sendo enfrentado pelas autoridades chinesas, que pretendem continuar ampliando sua capacidade de geração de energia não poluente, mesmo contrariando as autoridades locais.

clip_image004

Foto dos gigantescos equipamentos que estão sendo usado na geração de energia eólica na China, constante do artigo no The New York Times

Os custos dos equipamentos eólicos estão se reduzindo na China dado o volume de seu uso e as áreas que possibilitam sua utilização ficam no oeste e norte, longe dos centros principais de consumo mais próximas do litoral que também passa por uma desaceleração do crescimento econômico. Os chineses afirmam que são as dores do crescimento.

O governo chinês promete continuar investindo pesadamente na energia eólica com um programa de US$ 360 bilhões até 2020 nas energias renováveis. Isto depende da capacidade chinesa de superar problemas políticos e práticos das autoridades locais.

As reformas que provocam mudanças de preços são dolorosas e afetam as autoridades locais que são poderosas, inclusive na alocação de outros recursos como os relacionados com a construção civil, tanto na infraestrutura como nas edificações. Ainda que seja uma economia muito centralizada com o comando do Partido Comunista, as autoridades centrais necessitam manter um razoável equilíbrio político de diversas facções que lá existem ainda.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: