Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Queijos Maturados de Minas Gerais

12 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um rico conjunto de fatores está contribuindo para que o queijo produzido no Brasil tenha uma ampla variedade, começando pelos produtores com algumas assistências técnicas e uma ampliação dos consumidores que procuram lojas especializadas.

Foto do novo queijo do Serro, constante do artigo publicado no suplemento Paladar do Estado, que vale a pena ser lido na sua íntegra

O suplemento Paladar do Estadão vem ajudando na divulgação das iniciativas que estão enriquecendo a produção de queijos maturados no Brasil, notadamente em Minas Gerais, onde, além do já mais conhecido da Serra da Canastra, conta com mais seis regiões somente no Estado: Araxá, Campo das Vertentes, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro, segundo o artigo elaborado por Eduardo Tristão Girão especialmente para aquele jornal.

Mas quem vai às lojas especializadas em queijo, como os existentes na Vila Madalena, em São Paulo, contam com opções que começam no Rio Grande do Sul passando por Santa Catarina e Paraná, mas com destaque para Minas Gerais, que sempre foi produtor de leite de diversos gados, chegando até o norte do país. Os produtores costumavam vender os queijos frescos baratos, mas agora estão contando com alguns jovens inovadores que estão maturando por períodos diferentes as suas pequenas produções, diferenciadas no sabor dadas às características de cada propriedade que eram dos seus pais e entraram em decadência. Agora estão obtendo preços melhores para os seus queijos, que além de divulgados, estão sendo comercializados em estabelecimentos especializados, para alegria dos apreciadores da boa gastronomia.

Ainda não está ocorrendo uma depuração com a escolha das melhores técnicas, mas estes jovens estão provocando até discussões pela internet na troca de suas experiências. Isto permite ter a esperança de se chegar no futuro próximo do que já acontecem na França e na Itália, conhecidos pela qualidade dos seus produtos de conhecimento internacional.

O artigo no Paladar destaca somente de Serro cinco produtores com queijos que proporcionam sabores diferenciados: Queijo Barbosa, produzido ao lado de uma mata, com até cinco meses de maturação, massa úmida com sabor intenso agradável na boca; Fazenda Vitória, maturado por um mês, com destacada cremosidade, casca rugada e recoberta de mofo branco, sabor complexo; Queijo Ouro Fino, de Santo Antônio de Itambé, maturada 17 dias, prensa manual, textura de cozida, casca amarela, sabor suave; Queijo do Cedro, Santo Antônio do Itambé, 25 dias de cura, massa macia, equilíbrio de sabores doces, salgadas e picantes, desmancha na boca; Queijo de Gir, 90 dias de maturação, casca dura e enrugada, aroma de carne assada e sabor complexo, tende ao salgado, com pouca acidez.

Já há os apreciadores que chegam ao exagero de dizer que não precisamos mais contar com grandes importações de queijos, mas podem orgulhar-se que em pouco tempo o Brasil já aparecerá dando também a sua contribuição nesta produção.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: