Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Substanciais Mudanças em Ginza de Tóquio

16 de janeiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Apesar do conservadorismo dos japoneses, em matéria de urbanismo e arquitetura eles promovem mudanças radicais que impressionam a todos. Derrubam imóveis ainda considerados utilizáveis por novos e inovadores que introduzem o que há de mais atualizado no mundo. É o que acontece atualmente em Ginza, o centro comercial de Tóquio, onde se concentram as maiores lojas de departamentos do mundo.

clip_image002

Mapa da região de Ginza, em Tóquio, onde são construídos novos imóveis de grandes dimensões com as mais atualizadas inovações tecnológicas, constante no artigo do The Japan Times

Um artigo de Kazuaki Nagata, publicado no The Japan Times, informa sobre a construção que costuma ser rápida do Ginza Six, novo shopping de Ginza, um dos pontos mais conhecidos de Tóquio.

Dois grandes complexos comerciais foram abertos em 2016 em Ginza. O Tokyu Plaza, com 125 lojas em março, e o Ginza Place, com showroom da Nissan e uma loja oficial em setembro. Em abril próximo, será inaugurado no Ginza Six com a nova loja de departamento Matsuzakaya, com quase 150 mil metros quadrados, com 242 lojas, um jardim no seu topo e um teatro de Noh. O tradicional Sony Building será demolido neste ano para construção futura de novo prédio. O jornal Asahi Shimbun planeja abrir um prédio com 12 lojas e o Hyatt Centric Hotel. Tudo isto está objetivando as Olimpíadas de 2020.

clip_image004

Nova fachada do Ginza Six, onde volta a tradicional loja de departamento Matsuzakaya, constante do artigo no The Japan Times

Ginza já é famosa pelas tradicionais lojas de departamento como Mitsukoshi e Matsuya que já foram reconstruídas recentemente, havendo novas lojas como as da Uniqlo e outras grifes famosas. Tanto o Tokyo Plaza como o Ginza Xis apresentam concepções atualizadas de design interior e exterior. Acompanham as mudanças que estão ocorrendo em todo o seu entorno.

O grupo Mori Building, conhecido pelo Roppongi Hills, está invadindo na área que era da Tokyu, participando no Ginza Six. Muitos dos novos acionistas são proprietários de pequenas lojas que estarão inseridas nas grandes lojas de departamento. Os clientes circularão por áreas nobres visitando lojas de muitas variedades.

clip_image006

Nova Marunouchi transformada em alamedas com lojas de grifes internacionais e restaurantes de luxo

Em Ginza, os clientes poderão circular sem se preocupar com o tráfego que será restrito, pois a região é bem servida por diversas linhas de metrô. Para os que conhecem pouco de Tóquio, a pequenas distâncias de Ginza já foram promovidas radicais mudanças nos últimos anos, como na região que estão presentes instituições oficiais bem como culturais com edifícios de linhas atuais, substituindo as tradicionais. O mesmo aconteceu com o distrito de Marunouchi, que é do grupo Mitsubishi, onde estavam as grandes empresas e bancos, hoje com a presença de intensas lojas de grifes internacionais, como restaurantes de luxo ocupando elevadas torres com vistas espetaculares. Algo totalmente novo na tradicional capital japonesa Tóquio.

clip_image008

Foto de parte do Tokyo International Forum, a um passo de Ginza, na capital japonesa

Para quem conhecia Tóquio há alguns anos, uma visita recente vai lhe dar uma nova visão da sua região central. Mas estas mudanças estão ocorrendo em todas as áreas que aumentaram sensivelmente os turistas de todo o mundo, que só em 2016 superou a mais de 24 milhões de visitantes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: