Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Nissan e a Nova Política dos Estados Unidos

9 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 9 Comentários »

clip_image002Ainda que a pauta da reunião do vice-presidente da Nissan Motors Joji Tagawa com a imprensa japonesa fosse os resultados recentes da empresa, os jornalistas perguntaram sobre os problemas com os Estados Unidos, como era natural.

O vice-presidente Joji Tagawa fala a imprensa sobre a Nissan nestes últimos meses, respondendo inclusive sobre seus projetos no México e nos Estados Unidos

A Nissan informou que nos nove meses encerrados em dezembro último o lucro líquido da empresa reduziu-se em 8,5%, para US$ 3,68 bilhões, devido a um yen mais forte, afetando mais da metade dos seus resultados. No Japão, nestes nove meses, produziu 728 mil unidades, um aumento de 16,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, e até o final do ano fiscal que termina em março próximo deverá atingir um milhão de veículos, pela primeira vez nos últimos três anos. Portanto, o câmbio está afetando esta como outras empresas exportadoras japonesas.

No ano passado, a Nissan produziu 848 mil veículos no México que exporta muito para os Estados Unidos. Ela vendeu 1,56 milhão de veículos e produziu um milhão nos Estados Unidos, mas com uma empresa multinacional que faz parte da aliança com a Renault, acompanha com cuidado a evolução dos entendimentos de Shinzo Abe com Donald Trump, que não mudou até agora a sua política.

A Nissan possui um acordo com a Daimler para a fabricação de carros de luxo no México e a linha Infiniti deve entrar em produção no final do ano fiscal de 2017, plano que ainda não sofreu alteração. Ele não informou se a Daimler pretende modificar seus planos de produção dos veículos da Mercedes Benz no México.

Na entrevista relatada por Kentaro Iwamoto e publicado no Nikkei Asian Review transmite uma aparência que os japoneses estão bastante confiantes no estabelecimento de um acordo razoável com os Estados Unidos e que Donald Trump ficaria inteirado de todas as dificuldades para a mudança que pretende com sua prioridade para a produção no país. Acaba se ficando com a impressão que estes acordos bilaterais do Japão e dos Estados Unidos não introduziriam tantas mudanças como estão sendo noticiadas na imprensa. Todos sabem que as implicações são complexas, pois envolvem fornecimentos de autopeças sendo que o câmbio acaba afetando mais que outros aspectos, esperando-se que o dólar norte-americano acabe se valorizando neste ano, revertendo o que aconteceu com o yen.

.


9 Comentários para “A Nissan e a Nova Política dos Estados Unidos”

  1. Simone Aparecida
    1  escreveu às 10:26 em 10 de fevereiro de 2017:

    A Nissan deixou de ser uma empresa japonesa e, hoje, trata-se de uma montadora francesa que já não tem mais traço cultural algum do Japão (é mais ágil nas mudanças, não é uma “ilha” como a Honda e a Toyota etc.). O título da matéria deveria ser “A Renault e a Nova Política dos Estados Unidos”. Nem os próprios japoneses percebem, hoje, a Nissan como empresa nipônica.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 16:42 em 10 de fevereiro de 2017:

    Cara Simone Aparecida,

    Obrigado pelo seu comentário. A Nissan tem uma aliança com a Renault, mas é japonesa, tanto na sua direção como no seu corpo técnico, e antes de sua crise era considerada melhor em qualidade do que Toyota e a Honda. Todas as grandes no mundo, que chegam no conjunto de cada grupo a cerca de 10 milhões de veículos são multinacionais, com características próprias.

    Paulo Yokota

    Paulo Yokota

  3. Carlos Silva
    3  escreveu às 19:04 em 10 de fevereiro de 2017:

    Doutor Paulo:

    Consultei um amigo que é advogado especializado em Direito Empresarial e professor universitário. De acordo com ele, o que a leitora Simone Aparecida sustenta não tem “embasamento jurídico” algum. O causídico afirma que “a Nissan é uma sociedade empresária instituída de acordo com o ordenamento jurídico nipônico”. Para finalizar, o profissional indica a leitura do “ato constitutivo” da companhia japonesa, disponível para download no próprio site da montadora.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 21:05 em 12 de fevereiro de 2017:

    Caro Carlos Silva,

    Obrigado pela sua contribuição neste debate. Existem algumas empresas japonesas como a AGC que hoje é a maior do mundo em vidros, inclusive para automóveis. Ela se tornou uma multinacional com sede na Europa e muitos dos seus executivos de diversos países.

    Paulo Yokota

    Paulo Yokota

  5. Gustavo Henrique
    5  escreveu às 22:23 em 10 de fevereiro de 2017:

    Blogueiro, como pode existir alguém que até hoje não saiba que a Nissan é uma empresa japonesa? Rádio, televisão, internet , jornal, revistas, livros etc., ou seja, tantos meios de comunicação disponíveis.
    Então, consoante o raciocínio da Simone, a Brastemp é norte-americana, pois é subsidiária da Whirlpool dos EUA. O Grupo Pão de Açúcar é francês, pois é controlado pelo Groupe Casino da França. E por aí vaai… Ridículo!!!

  6. Paulo Yokota
    6  escreveu às 21:01 em 12 de fevereiro de 2017:

    Caro Gustavo Henrique,

    Obrigado pelo seu comentário. A tendência atual ainda é de formação de empresas multinacionais.

    Paulo Yokota

  7. Pedro Paulo Souza dos Santos
    7  escreveu às 15:39 em 13 de fevereiro de 2017:

    Sei que farei um comentário politicamente incorreto, mas a Sra. Simone Aparecida deveria pilotar fogão. Onde já se viu que a Nissan é montadora francesa? Então, eu sou marciano.

  8. José Carlos
    8  escreveu às 09:28 em 8 de março de 2018:

    Amigo, parece-me que a Nissan comprará as ações que o Estado francês tem na Renault. O senhor sabe de alguma coisa mais aprofundada?

    https://g1.globo.com/carros/noticia/nissan-negocia-comprar-acoes-do-governo-frances-da-renault-em-passo-para-fusao.ghtml

    https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2018/03/07/exclusivo-nissan-negocia-compra-de-acoes-do-governo-frances-na-renault-em-preludio-de-fusao.htm

  9. Paulo Yokota
    9  escreveu às 14:28 em 8 de março de 2018:

    Caro José Carlos,

    Já se houve falar das dificuldades da Renault com o governo francês, que a encara com uma simples atividade estatal que deveria ter as regras do governo francês, mas não sei de nada concreto à respeito.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: