Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chinês de Taiwan se Mantém Jovem Estudando

21 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no China Daily relata o caso de Zhao Muhe. Ele está com 105 anos, virou mestre com mais de 90 anos e agora estuda para obter o doutorado.

Foto de Zhao Muhe frequentando aulas noturnas com seus colegas publicado no artigo do China Daily

Zhao Muhe obteve o seu bacharelado e mestrado com mais de 90 anos e agora já conta com os créditos necessários para o doutorado. Depois de aposentado, viajou pelo mundo e aprendeu a usar a internet. Afirma que deseja continuar aprendendo enquanto viver. Ele nasceu em 1912 na província de Shandong, transferiu-se para Taiwan aos 39 anos e encontrou um serviço na National Kaohsiung Normal University que não era para lecionar. Depois de 30 anos, aposentou-se nesta universidade. Quando era natural que procurasse uma vida tranquila e cuidasse dos netos, ele procurou outra universidade, a National Open University, em Taiwan, em 1999, e ia para as aulas de bicicleta, no curso noturno, nunca tendo faltado. Ele completou em quatro anos os 128 créditos necessários para a graduação com a idade de 91 anos. Alguns anos depois, decidiu continuar os seus estudos na Nahua University de Taiwan para obter o mestrado em filosofia em dois anos. Agora ele assiste às aulas na National Tsing Hua University, em Taiwan, e está se preparando para obter o doutorado.

clip_image003

Um trabalho caligráfico de Zhao Muhemostrando os traços firmes, apesar dos seus 105 anos

Apesar da sua idade, viaja pelo mundo como muitos jovens. Como muitos orientais, pratica caligrafia, sendo um mestre no assunto. Com os recursos obtidos pelos seus trabalhos caligráficos, ele ajuda os necessitados com imensos recursos. Quando na China, eu mesmo adquiri um trabalho de um calígrafo famoso que mantenho numa espécie de quadro, com a letra estilizada do ano do meu nascimento, simbolizado pelo tigre, que é uma verdadeira obra de arte.

Hoje, ele usa também o computador e rindo afirma que está sobrevivendo com esta experiência. Certamente, é uma lição para todos nós.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: