Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Descobertas Reservas Gigantes de Gás no Mediterrâneo

6 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O Mediterrâneo na sua parte Oeste de alguns anos passados é totalmente diferente da atual, pois plataformas já estão se multiplicando na área para preparar a exploração do gás, que está sendo estimada ser maior que dos Estados Unidos.

clip_image002

Mapa constante do artigo publicado no artigo de David Wainer no site da Bloomberg

No mar de incertezas que inunda o mundo atual, sempre é possível encontrar notícias mais animadoras, como os avanços ocorrendo no Mediterrâneo com as descobertas de reservas gigantescas de gás, estimadas como superiores a que os Estados Unidos contam atualmente. Uma parte pertence a Israel, outra a Chipre e o restante ao Egito. Mas a topografia da região apresenta problemas técnicos e as passagens dos gasodutos pelas áreas geram problemas políticos que não podem ser subestimados.

Todos sabem que a Europa está sendo abastecida pela Rússia e pela Noruega, principalmente, e estas reservas devem alterar sensivelmente o panorama.

clip_image004

Gráfico da distribuição dos gases da Rússia e da Noruega, publicado no artigo do site da Bloomberg

Haveria mudanças substanciais tanto na Rússia, Noruega como no Oriente Médio, que fornecem gás para a Europa, quanto nos mercados fornecedores. Os problemas de sustentabilidade não devem ser os mais complexos, mas deverão exigir cuidados para a sua exploração, mesmo sendo menores que do petróleo. Informa-se que esta parte do Mediterrâneo é acidentada no fundo mar, exigindo soluções técnicas que já estão sendo equacionadas, mas as passagens dos gasodutos devem gerar problemas políticos, além do trânsito de muitas plataformas e navios de abastecimento. Como todos sabem, as dificuldades na região e áreas limítrofes do ponto de vista político são imensas.

Mas, de qualquer forma, o problema do aquecimento da Europa no inverno parece apresentar melhores perspectivas, reduzindo a dependência do fornecimento, principalmente dos russos. Também os custos de gás natural devem melhorar em todo o mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: