Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dreyfus É a Última Trading a se Instalar na Foz do Amazonas

23 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A imprensa brasileira confirma que as grandes tradings mundiais como a Bunge, Cargill, ADM, Amaggi, Glencore, a Hidrovias do Brasil e agora a Dreyfus se instalam com seus terminais fluviais na Foz do Amazonas, notadamente na Ilha de Marajós, considerada estratégica para o escoamento de parte importante da produção de cereais do Brasil.

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Ilha do Marajó, na foz do rio Amazonas, onde a Dreyfus deve instalar o seu terminal fluvial

Com a produção de cereais, como a soja, se deslocando dos cerrados da região Centro Oeste para chegar ao Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás e até o Oeste baiano, seria natural que o seu escoamento em vez de ocorrer pelos portos do Sul do País fosse deslocado para as saídas ao Norte, notadamente com a melhoria do Canal do Panamá. Uma grande parte destina-se aos mercados asiáticos e esta rota torna-se mais econômica se utilizando os rios da região e as estradas existentes.

Informa-se num artigo Batina Barros, publicado no Valor Econômico, que todas as demais tradings internacionais já contam com terminais na região, sendo a Dreyfus a última, tomando-se o cuidado do exame da documentação fundiária, além do calado de 15 a 35 metros, dependendo da maré. Isto comporta navios de boas dimensões que são complementados por barcaças quando necessárias.

Como os investimentos são expressivos para serem amortizados ao longo do tempo, a Dreyfus parece examinar com cuidado a licença social para que populações ribeirinhas da região não sejam prejudicadas ou tenham as suas compensações. Todos os cuidados ambientais são hoje importantes para não surgirem problemas que venham a inviabilizar estes terminais.

Muitos rios da região também estão sendo utilizados, pois as rodovias sempre apresentam problemas de manutenção, notadamente com as fortes chuvas que ocorrem na região. O que deve ocorrer é um alívio das rodovias em direção ao Sul com alternativas de escoamento pelo Norte. Seria desejável que parte desta produção de cereais fosse industrializada regionalmente, para agregar valor e até atender parte da demanda como de óleo desta região, contribuindo para aumentar o emprego, que deveria ser a grande prioridade das autoridades brasileiras.



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