Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças na Aliança Renault- Nissan-Mitsubishi Motors

23 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Mudanças depois de 17 anos no Japão, onde Carlos Ghosn, da Renault, conseguiu recuperar a Nissan e começa a fazer o mesmo na Mitsubishi Motors, agora como chairman das três empresas.

clip_image002

Tanto a Nissan como a Mitsubishi Motors passam a contar, a partir de 1º de abril, com Carlos Ghosn como chairman e com CEOs designados para a Nissan e a Mitsubishi Motors

Depois de ter chegado ao Japão em 1999 como representante da Renault para recuperar a Nissan que enfrentava dificuldades, algo parecido ocorrendo agora na Mitsubishi Motors. O empresário brasileiro Carlos Ghons passa a ocupar os cargos de chairman nas três empresas, com presidente CEO Hiroto Saikawa na Nissan e Osamu Makoto na Mitsubishi Motors, ambos veteranos nestas duas empresas japonesas. Carlos Ghosn mantém uma forte aliança das três empresas, além de controlar estatais na China e na Rússia e manter uma aliança especial com a Daimler.

clip_image004

Carlos Ghosn quando designado CEO da Mitsubishi Motors

No conjunto, anuncia-se que em 2016 chegaram a 9.961.347 veículos, com um crescimento significativo de 17% em relação ao ano anterior, fazendo parte do grupo dos 10 milhões de veículos. A Volkswagen vendeu 10,31 milhões, a Toyota 10,17 milhões e a GM 10 milhões.

Para os próximos anos, os desafios e as competições continuarão acirradas, com carros compactos, elétricos e de alto luxo ajustados a cada mercado, com preocupações que sejam sustentáveis, usando inteligência artificial, autodirigíveis onde as pesquisas são relevantes, além da qualidade dos serviços de manutenção para seus consumidores. Ele considera que as diferenças culturais de cada mercado são importantes, o que parece ter sido absorvido pelas equipes de todas as empresas envolvidas neste grupo

Carlos Ghosn deposita grande confiança de que as equipes de cada uma das empresas são capazes de incorporar os aperfeiçoamentos decorrentes das alianças mantidas, com uma visão do que deve ser mudado no futuro próximo.


2 Comentários para “Mudanças na Aliança Renault- Nissan-Mitsubishi Motors”

  1. Carlos Silva
    1  escreveu às 14:17 em 25 de fevereiro de 2018:

    Prof. Dr. Paulo Yokota:

    Recentemente, li as notícias abaixo mencionadas. Com o seu inesgotável conhecimento sobre o mundo empresarial japonês, muda alguma coisa o fato da Mitsubishi Corporation (MC) aumentar a sua participação societária na Mitsubishi Motors Corporation (MMC) para 20%? Como ficará a Nissan que é titular de 33,99% das ações da MMC? Muito obrigado pelas respostas, desde já. O seu blog é, decerto, uma excelente fonte de consulta.

    Mitsubishi Corp. to up stake in Mitsubishi Motors Corp. to 20%:
    http://the-japan-news.com/news/article/0004258156

    Announcement of Commencement of Tender Offer for Shares in Mitsubishi Motors Corporation:
    https://www.mitsubishicorp.com/jp/en/pr/archive/2018/files/0000034112_file1.pdf

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:01 em 25 de fevereiro de 2018:

    Caro Carlos Silva,

    Pelo que sei estes grandes grupos como a Mitsubishi vieram perdendo a sua importância, pouco influindo nas empresas que teoricamente se reúnem com seus presidentes de tempos em tempos. As participações de capital decorrem de acordo com as conveniências do mercado de capitais e não determinam mais operações conjuntas. Os analistas reconhecem que cada empresa está atuando de forma independente, e nem as outras se sentem obrigadas a socorrerem com capital quando algumas enfrentam suas dificuldades. No caso específico a Mitsubishi Motors está atuando mais coordenado com o Grupo Renault junto com a Nissan, como tem sido divulgado.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: