Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Primeira Colocada na Medicina de Ribeirão Preto

6 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Num mundo inundado de notícias preocupantes é sempre estimulante ver notícias animadoras de lutadoras modestas que conseguem obter resultados alvissareiros. Muitos méritos à sua mãe que lutou para sustentá-la sozinha até o seu ingresso no curso superior. É importante a consciência desta jovem que tem responsabilidades para honrar as pessoas que a ajudaram. (A foto da jovem Bruna Sena, 17, que obteve o 1º lugar ingressando na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, uma das mais disputadas pelos vestibulandos, publicada pela Folha de S.Paulo).

Sua mãe, Dinália Sena, 50, foi abandonada pelo marido e trabalha como caixa de um supermercado, ganhando R$ 1.400 por mês e foi capaz de sustentá-la até este ingresso no curso superior. Sua filha é negra e estudou em escola pública. Com a ajuda de amigos, fez um curso do Kumon para matemática, mas o recurso não era suficiente para o inglês. Nasceu prematura de sete meses, ficou internada 28 dias. Sua mãe não faz as unhas ou arruma o cabelo e dedicou todos os recursos disponíveis para a sua filha, que se lembra de ter recebido de uma amiga um livro com R$ 10 dentro para comprar comida, com votos para que ela estudasse e vencesse na vida.

Para superar 75,58 candidatos por vaga fez o básico durante a sua vida escolar, tirando notas nove ou 10, reclamando quando recebeu um sete, que lhe foi atribuída por engano. No ensino médio, conseguiu uma bolsa para um cursinho mantido pelos alunos da USP. Como é natural, tem consciência de ser negra, pobre e mulher, pelos quais deseja continuar lutando, pretendendo atender como médica os mais desfavorecidos.

Não fala muito do seu pai que a abandonou. Não teme a discriminação como a sua mãe se preocupa. Entre seus livros preferidos está a Revolução dos Bichos de George Orwell. Muitas felicidades para ela.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: