Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Promoção de Carne Bovina no Japão

6 de fevereiro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , ,

clip_image002Como é sabido, a carne bovina de ótima qualidade, um pouco gordurosa para a preferência dos brasileiros, é muito cara no Japão. Mas no dia 9 de fevereiro costuma haver uma promoção por preço modestíssimo, na forma do all you can eat.

Foto dos tipos de carne bovina usual no Japão, de preço elevado, que costuma ser oferecido em alguns restaurantes de Tóquio e Osaka a preços modestíssimos como uma promoção especial. Foto constante no artigo publicado no Japan Today

Os brasileiros conhecem um pouco do wagwu, uma carne japonesa bastante gordurosa que costuma ser usada em pequena quantidade no sukiyaki ou shabu-shabu. Mas no Japão se dispõe de muitas outras variedades de gado estabulado, muito alimentado e sem que o animal se movimente, tornando a sua carne muito macia e gordurosa, mas saborosa.

Um artigo escrito por Casey Baseel e publicado no site do Japan Today informa sobre uma promoção feita por alguns restaurantes de Tóquio e de Osaka no dia 9 de fevereiro. Fevereiro é representado pelo número 2 que em japonês é “ni” e 9 é “ku”, que juntos significam “niku” que significa carne. Neste dia, os clientes por apenas US$ 2,50 podem usufruir do all you can eat, na forma mais usual que é de shabu-shabu (expressão onomatopaica que expressa o som da carne e dos legumes sendo mergulhados no caldo quente) ou no famoso sukiyaki.

A cadeia de restaurante Onyasai, que significa legumes quentes, oferece o shabu-shabu que inclui carnes bovinas japonesas em cortes finos, que são consumidos junto com legumes, utilizando-se também alguns tipos de molho posteriormente, normalmente dois, um com base no missô com gergelim e outro de shoyu diluído em vinagre ou limão. São deliciosos, mas como é difícil se restringir a uma porção de carne de poucas gramas, usualmente acabam ficando caros. Podem se complementar, no final da refeição, com um arroz ou macarrão usando o caldo que restou enriquecido pelos sabores das carnes e legumes utilizados. Os japoneses consideram que todos os alimentos antes servidos são antepastos e o arroz ou macarrão é que é considerada a refeição.

Mas da cadeia Onyasai só dois estabelecimentos participam desta promoção, a de Roppongi, em Tóquio, e a de Umeda Kita, de Osaka, e como ficam superlotados é natural que há necessidade de reserva, que no Japão chega a ser feita com meses de antecedência. Ainda que não possuam os mesmos atributos e nem a promoção em bons restaurantes japoneses de São Paulo, normalmente no período de inverno costumam serem oferecidos com razoável qualidade.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: