Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Ainda Lamentáveis Consequências da Segunda Guerra Mundial

6 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Costumamos esquecer as misérias deixadas pelas guerras que ficaram na história, mas que precisamos relembrar para que novos erros não sejam cometidos no futuro.

Imperador Akihito e imperatriz Michiko cumprimentam esposas vietnamitas de soldados japoneses. Foto publicada no The Japan Times

Muitos japoneses e seus descendentes nunca se deram conta do que as tropas japonesas deixaram como consequências de suas ocupações, que começaram na Coreia e na China e chegaram até Cingapura, no Sudeste Asiático, e na Mongólia, ao norte da China, antes da Segunda Guerra Mundial. Quando o imperador Akihito e sua esposa visitam o Vietnã e cumprimentam as vietnamitas que se casaram com soldados japoneses durante a ocupação e lá ficaram depois do termino do conflito geram a oportunidade para avaliar todos os sofrimentos pelos quais elas passaram por mais de 70 anos. Isto também aconteceu com os mais de um milhão de imigrantes japoneses que foram mandados para a Mongólia que depois da derrota foram submetidos a uma desastrosa retirada que obrigou muitos dos seus descendentes a se tornarem cidadãos locais para sobreviverem.

Os militares costumam dizer que a ocupação rápida e mal feita costuma ocorrer com o uso da antiga cavalaria, mas depois para a manutenção do território conquistado e sua administração há necessidade de muita infantaria e seus soldados. Com o tempo, muitos acabam se relacionando com as mulheres locais gerando descendentes. Mas quando ocorre a derrota precisam provocar as desastrosas retiradas, desorganizadas, que deixam milhares de vidas que precisam lutar pela sobrevida em condições humilhantes. Como são processos desgastantes, costumam ir para o lixo da história, ignorados por todos.

Quando o imperador Akihito escolheu Vietnã como uma das últimas visitas ao exterior antes de sua futura abdicação havia muitas razões para tanto. Entre elas, a necessidade da consciência de que guerras que continuam a ocorrer no Oriente Médio e parte da Ásia deixarão consequências semelhantes ou até mais dramáticas, submetendo grandes populações aos sacrifícios como os que provocam as migrações com mortes de muitos inocentes, principalmente crianças. Ainda que desagradáveis, precisamos meditar sobre estes elevados custos, nem sempre considerados quando se iniciam as operações.

Ainda que muitas negociações diplomáticas de conflitos sejam cansativas e desgastantes, a alternativa da guerra nem sempre tem todos os seus custos avaliados. Hoje, está se aumentando os custos das defesas em todo o mundo, inclusive no Japão, que tem inscrito na sua Constituição que não participaria de conflitos armados. E qualquer acidente pode desencadear um conflito indesejável, havendo muitos loucos para tudo, inclusive na Coreia do Norte.

Precisamos reafirmar a disposição de resolver os conflitos pelas negociações diplomáticas, ainda que pareçam processos intermináveis que apresentem pequenos avanços. Mas,precisamos ter a plena consciência que a alternativa é mais que desastrosa, havendo necessidade de esforços mundiais para a redução das atuais tensões.


2 Comentários para “Ainda Lamentáveis Consequências da Segunda Guerra Mundial”

  1. Olavo Alves
    1  escreveu às 18:47 em 6 de março de 2017:

    Ótimo texto! Parabéns!

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 10:14 em 7 de março de 2017:

    Caro Olavo Alves,

    Obrigado pelo comentário.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: