Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Espionagem de Todos os Lados

10 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos imaginavam que o embate entre Donald Trump com a acusação de que seus escritórios estavam sendo espionado pelo governo Barack Obama durante a campanha eleitoral levaria a um choque como nunca ocorrido. Mas parece mais grave que não existam sistemas seguros que permitam manter o sigilo de segredos até nucleares, ainda mais para a proteção dos cidadãos.

clip_image002

Uma ilustração do próximo número do The Economist sugerindo que todos os cidadãos podem estar sendo espionados das mais variadas formas

Parece para os leigos em matéria dos sigilos que o que está acontecendo com as informações que estão sendo divulgadas pelo chamado WikiLeaks é que não existe nenhum sistema seguro que mantenha informações em segredo, pois computadores, celulares, a internet e os telefones estão servindo como instrumentos para a espionagem geral, tanto dos indivíduos como de instituições governamentais, por mais que se procurem formas de manter os sigilos sobre informações estratégicas até com o uso da criptografia.

Isto vem sendo feito pelos serviços de informações de muitos países, inclusive o FBI e o CIA, mostrando que eles obtêm informações além dos autorizados, mas não são capazes de mantê-los em segredo. Muitos vazamentos estão sendo atribuídos a ex-funcionários de agências semelhantes ou a ações dos hackers que não se consegue controlar.

No Brasil, onde as técnicas utilizadas não são tecnologicamente sofisticadas, existem vazamentos com conveniências políticas de facções que atuam no país. Processos que deveriam ser mantidos em sigilo acabam chegando à mão de jornalistas e mesmo que seja fácil constatar quem seriam os responsáveis não se faz nenhum esforço para identificar os criminosos.

Tudo indica que o mundo se tornou mais confuso e muitos reservam algumas informações para se proteger, pois sendo atacados acabarão provocando estragos consideráveis. Lamentavelmente, as questões morais parecem ter perdido a importância que tinham no passado.


2 Comentários para “Espionagem de Todos os Lados”

  1. Beth
    1  escreveu às 09:46 em 14 de março de 2017:

    A gravidade da denúncia de Trump se deve ao fato de ter ocorrido durante as eleições, no qual Obama usou recursos técnicos das agências de inteligência para espionar seu oponente, fato muito parecido com o caso Watergate.
    A denúncia da Wikileaks também é grave, não pelo fato da CIA possuir tal instrumento, o que não é nenhuma surpresa, mas pelo do governo ter mantido em segredo essa capacidade, impedindo que o Congresso pudesse criar mecanismo de controle e fiscalização para impedir abuso de autoridades contra os cidadãos.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 18:02 em 14 de março de 2017:

    Cara Beth,

    Existem problemas bem complexos dos quais só conhecemos partes. A radicalização política não está ajudando e precisamos encontrar formas que permitam o chamado check and balance, para um razoável equilíbrio, não somente nos Estados Unidos.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: