Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Notícias Positivas do Setor de Gastronomia no Brasil

16 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que muitos possam pensar que são avanços banais, é preciso se ter consciência de que a alimentação é uma das atividades mais importantes dos seres humanos, mesmo com um avanço lento no Brasil.

clip_image001

Fotos que ilustram matéria sobre o aperfeiçoamento do cacau no suplemento Paladar do jornal Estadão

Sabe-se que o cacau é originário da Amazônia e veio se aperfeiçoando desde a época pré-colombianas, mas o Brasil sempre enfrentou algumas pragas que não permitiram o seu melhor aproveitamento até a produção de chocolates de alta qualidade, mesmo quando sua exploração passou para a região da Bahia. Já contribuí pessoalmente como autoridade brasileira junto a CEPLAC – Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, o que me proporcionou alguns conhecimentos de suas dificuldades, quando deveríamos estar entre os importantes produtores de chocolate de alta qualidade.

Agora informa-se que foi inaugurado o Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus, na Bahia, com a tentativa de se utilizar conhecimentos tecnológicos de ponta para recuperar o atraso desta atividade no Brasil. Além da produção do próprio cacau, existem outras fases no seu tratamento para se chegar a um chocolate de qualidade destacada. Já existem empresas privadas brasileiras empenhadas na melhora do chocolate brasileiro, visando o mercado internacional. Espera-se que existam avanços significativos com mais esta importante iniciativa, como está numa matéria de Ana Paula Boni, publicada o suplemento Paladar do Estadão.

clip_image003

Ilustrações publicadas no suplemento Paladar do Estadão

Também se noticia no mesmo suplemento que estão sendo efetuados esforços adicionais para o aproveitamento da biodiversidade brasileira, como o caso do cogumelo amazônico raphanica, que já é de conhecimento de especialistas, mas não se conta com volume suficiente para aproveitamentos nos importantes restaurantes do Brasil e até internacionais. Mas, além do conhecido Alex Atala, Felipe Schaeder, de Manaus, vem se destacando na apresentação de pratos que aproveitam estes cogumelos que podem ganhar escala e importância. São iniciativas que devem ser aplaudidas pelo esforço de aproveitamento adicional da biodiversidade, notadamente da Amazônia, que apresenta infinitas possibilidades, para alegria dos consumidores brasileiros amantes de uma boa gastronomia.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: