Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Consumo de Natto Reduz em 30% os Acidentes Vasculares

24 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

imageUm artigo publicado por Kenji Tamura no site do Asahi Shimbun informa que uma pesquisa efetuada pela Universidade de Gifu confirmou que o consumo regular de natto (soja fermentada) reduz em 30% o risco de acidente vascular.

Foto do natto (soja fermentada), publicada no Asahi Shimbun. Consumido pelos japoneses, reduz em 30% os acidentes vasculares.

O natto, soja fermentada pouco conhecida pelos estrangeiros, mas muito apreciada pelos japoneses tradicionais, é consumido com arroz, depois de adicionado um pouco de molho de soja e mostarda forte do tipo inglês. A pesquisa informa que o consumo de sete gramas diariamente ou 35 gramas semanais reduziu em 30% a ocorrência de acidentes vasculares numa pesquisa efetuada com 29 mil homens e mulheres por 16 anos, numa amostra dividida em quatro grupos. O estudo foi efetuado na Universidade de Gifu.

O natto contém uma enzima chamada nattokinase que ajuda a manter os vasos sanguíneos desobstruídos. A pesquisa envolveu a situação de saúdes dos pesquisados em 1992, hábitos alimentares e outros aspectos de suas vidas. Os quatro grupos foram divididos pela quantidade consumida e correlacionados com os riscos de morte.

Os cálculos eliminaram as influências como das idades, hábitos de fumo e exercícios efetuados, confirmando que os que consumiam natto tinham 32% menos riscos de morte com acidentes vasculares. Os problemas com o miocárdio tiveram queda maior. O consumo de tofu e missô, também derivados de soja, mostraram também queda de risco.

Os estudos foram publicados no American Journal of Clinical Nutrition, mostrando que se trata de evidências científicas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: