Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rede de Udon e Sobá do Japão Adaptados Para o Exterior

1 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

clip_image002Ainda que muitos imaginem que no Japão o sushi e o sashimi sejam os pratos mais populares da culinária japonesa, o fato concreto é que o uso do udon e do sobá é mais disseminado por serem baratos e práticos.

Rede japonesa de udon e sobá ampliam suas atuações internacionais com adaptações para as necessidades locais, como em Taiwan e outras localidades. Foto constante do artigo no Nikkei Asian Review

Muitos estabelecimentos isolados que fornecem práticos udon e sobá são populares no Japão, tanto pelos preços baixos como pelo consumo rápido, de pé, em localidades próximas às estações de trem ou metrô ou nas regiões onde muitos trabalham nos escritórios, dispondo de pouco tempo para as suas refeições rápidas. Mas também existem redes como o Fujisoba que já possuem mais de uma centena de lojas no Japão e dezenas em países asiáticos próximos, como Taiwan e Filipinas.

Elas estão fornecendo refeições mais sofisticadas para atender aos clientes, como em Cingapura, compreendendo os sobá ou udon com ovas de bacalhau, chamado mentaiko ou com pato e seus molhos chamados kamonabe, que, pelos seus preços um pouco mais elevados, comportam instalações mais confortáveis.

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Uma loja da rede em Cingapura, com instalações mais sofisticadas. Foto do Nikkei Asian Review

As lojas desta rede que estão sendo instaladas no exterior podem envolver parceiros locais e possuir espaços convenientes para estas atividades. É interessante observar que as redes japonesas não contavam com tais flexibilidades, mas tudo indica que estão se adaptando às diferenças culturais observadas em países estrangeiros.

Na Ásia, estas redes estão fornecendo do Japão os molhos como as massas de forma a preservar a sua qualidade em todas as lojas. O que se observa no Brasil, por exemplo, como o cliente não é muito exigente, mesmo com diferenças sensíveis na qualidade o que acaba prevalecendo são os preços modestos e sua praticidade, como se fossem fast-foods.



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