Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Restaurantes Chineses em São Paulo Incluindo Populares

15 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Se existe uma culinária difícil de ser resumida em São Paulo numa lista de poucos restaurantes, como foi feito pelo suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo, é certamente a chinesa, pela ampla diversidade que existe na própria China, bem como em grandes metrópoles no mundo como em Tóquio, Londres e Nova York, somente para destacar alguns importantes centros gastronômicos.

image

Vista geral do China Lake em São Paulo, que recebe suporte do Consulado Geral da China

No China Lake sempre se encontra o famoso Pato de Peking, que certamente fica longe da qualidade do que pode ser encontrado na capital chinesa ou em Hong Kong. Mas não deixa de ser uma tentativa razoável, ao lado de outros pratos que ficam no nível do aceitável, considerando o que pode ser encontrado em São Paulo.

Ton Hoi é originalmente da culinária de Taiwan, onde podem ser encontrados interessantes frutos do mar, além das massas que são preparadas no próprio estabelecimento, sendo dos mais tradicionais em São Paulo, adequado para refeições familiares.

image

O pastel chinês, muito leve e sequinho do Ton Hoi em São Paulo

Outro bastante tradicional, que depois de altos e baixos voltou a apresentar uma culinária razoável, é o Hi Ping Shang que também atende às exigências da alimentação do cotidiano.

image

Um dos pratos do Hi Pin Shan apresentado no suplemento Paladar

Uma pequena novidade em São Paulo é uma casa de chá que também apresenta poucos e ligeiros pratos da culinária chinesa, o Chá Yê, de uma empresária que vai constantemente para a China para adquirir os produtos que comercializa. Tenho frequentado este estabelecimento recentemente.

image

Foto do Chá Yê que além de diversos chás apresenta poucos e ligeiros pratos da culinária chinesa. Foto constante do suplemento Paladar

Outros estabelecimentos completam a lista do suplemento Paladar, como o Chi Fu, de chineses vindos recentemente daquele país, com culinária razoável, mas péssimo serviço. O Rong He que prepara suas massas modestas. O China Esmeralda que é antigo e de culinária modesta.

Poderia se contar com outros, como os apimentados do sul da China, como os convenientes no inverno da região próxima à Mongólia, entre muitos outros, mas ainda que alguns destes pratos da rica culinária chinesa sejam apresentados, não se conta com estabelecimentos especializados em São Paulo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: