Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendência Eleitoral na Índia

13 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo elaborado por Kiran Sharma e publicado no site do Nikkei Asian Review informa que as pesquisas estão indicando a possibilidade de uma vitória arrasadora do BJP, o partido do primeiro-ministro Narendra Modi, nas próximas eleições nos estados populosos e estratégicos do norte da Índia, como Uttar Pradesh, que tem um sexto da população do país.

Os partidários do BJP, do primeiro-ministro da Índia, indicam com dois dedos, untados de açúcar colorido, a vitória nas eleições locais, estratégicas e populosas como Uttar Pradesh, ajudando-o a reelegê-lo em 2019

Apesar da retirada de circulação das notas de 500 e 1000 rupias visando a redução da corrupção que as usavam, provocando um caos monetário, o primeiro-ministro Narendra Modi vem indicando a sua elevada capacidade de comunicação social, o que deve resultar na apuração final das eleições com a conquista praticamente da maioria absoluta, inclusive na Câmara Alta, também estratégica para a aprovação das reformas indispensáveis naquele país.

O fato objetivo é que a Índia vem mantendo um crescimento econômico em torno de 7% ao ano, mais alta do que a da China, apesar de todas as suas dificuldades no atual mundo conturbado, intensificando o intercâmbio com outros países asiáticos como o Japão.

Narendra Modi também vem utilizando as cadeias de relacionamento eletrônico para expressar suas opiniões. Ele é carismático e bom orador e as vitórias locais abrangem estados como Goa, Manipur, Punjab e Uttarakhand, todos que realizaram eleições em 4 de fevereiro último cujas apurações ainda não terminaram.

O que parece evidente é que, além dos resultados econômicos, a comunicação social é relevante para conquistar o prestígio popular, sem o qual os resultados políticos podem ficar prejudicados. A Índia vem demonstrando que também é indispensável contar com um quadro de especialistas na equipe governamental para apresentar os projetos que possam empolgar a população, contando com objetivos de longo prazo que vão acelerando a solução para os seus problemas como os de infraestrutura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: