Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tóquio é a Cidade Que Mais Devolve Dinheiro Perdido

21 de março de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os japoneses possuem uma cultura onde mesmo dinheiro perdido costuma ser entregue para a polícia que localizando quem o perdeu devolve-o de forma usual.

clip_image002

Dados da polícia de Tóquio mostrando anualmente os recursos devolvidos para os proprietários que os perderam, constante do artigo publicado no site da Bloomberg

O que no Brasil seria considerado um ato de honestidade excepcional, para os japoneses nada é mais natural que quem encontra algum bem o devolva para a polícia que identificando corretamente o proprietário providencie a sua devolução. Um artigo de Toru Fujioka foi publicado no site da Bloomberg mostrando que estes numerários já superam mais de US$ 30 milhões por ano só na cidade de Tóquio.

É preciso explicar que os japoneses, ainda que estejam usando cada vez mais o uso de cartões de crédito para os pagamentos mais simples como as passagens de metrô, ainda mantêm o costume de usar numerários para diversas finalidades. Por exemplo, quando uma pessoa falece é costume que os seus amigos entreguem à família do falecido um envelope com notas novas que retiram nos bancos, a título de auxílio nas despesas com o funeral, recebendo algo simples de volta, como uma pequena toalha de banho.

Ainda que alguns costumem estejam se alterando, também nos casamentos os convidados costumam entregar um envelope e são eles que recebem, normalmente, uma pequena sacola com algumas lembranças simples do evento.

Comparando com outros países, muitas compras e pagamentos ainda são feitos com numerários, sendo comum existirem caixas de bancos por todos os lugares onde até valores elevados podem ser retirados de suas contas bancárias. O que não costuma ser utilizado são cheques, a não ser nas operações das empresas.

Assim, muitos destes numerários como objetos acabam ficando perdidos como no metrô, mas quando alguém os encontra costuma devolver nos locais de achados e perdidos que existem nas estações. Quem os encontrou costuma fornecer as circunstâncias do achado para facilitar a identificação de quem o perdeu. Mas, onde circulam muitos turistas e estrangeiros, infelizmente, também ocorrem alguns roubos que os japoneses costumam atribuir aos modestos trabalhadores estrangeiros.

De qualquer forma, se somente em Tóquio mensalmente são devolvidos mais de US$ 2,5 milhões, há que se considerar que na média os japoneses são honestos e que isto faz parte de sua cultura.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: