Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades de um País com Pouca Miscigenação Étnica

3 de abril de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O governo encomendou uma ampla pesquisa com estrangeiros que vivem no Japão para constatar as suas dificuldades e os estudos revelaram um quadro de discriminação acima do imaginado. Espera-se que sirva como base para a formulação de uma política para a sua redução, o que não é uma tarefa fácil.

clip_image002

Gráfico da evolução de alguns grupos de estrangeiros vivendo no Japão

Um artigo elaborado por Tomohiro Osaki foi publicado no The Japan Times comentando a pesquisa encomendada pelo governo japonês sobre as dificuldades encontradas pelos estrangeiros no Japão. Apesar do questionário da pesquisa ter sido enviado para 18.500 estrangeiros, somente 4.252 responderam. As nacionalidades incluíam chineses, coreanos, filipinos, brasileiros, vietnamitas e norte-americanos. Dos que responderam, 2.044 encontraram dificuldades para alugar um apartamento nos últimos cinco anos por não serem japoneses,

41,2% informaram que foram recusados por não conseguirem a garantia de um fiador japonês e 26,8% desistiram do intento por causa do pré-requisito, como o de se restringir somente aos japoneses.

A discriminação com relação ao emprego também foi elevado, com 25% recusados por não serem japoneses e seus salários são mais baixos do que os naturais do Japão. Muitos ouviram frequentemente ou ocasionalmente insultos de seus superiores e colegas de trabalho, bem como de vizinhos e até de estranhos, incomodados com a falta de proficiência no idioma japonês,

As autoridades informam que pretendem utilizar os dados da pesquisa para tentar melhorar o relacionamento com os estrangeiros no futuro. A pesquisa já é um sinal desta preocupação. Os dados de 2016 informam que os estrangeiros no Japão chegaram ao recorde de 2,307 milhões em junho último, o que é muito baixo considerando outros países.

A preocupação das autoridades japoneses decorre principalmente com o aumento de manifestações contra os coreanos nos bairros onde eles estão concentrados, apesar de ser um velho problema. Mesmo o Japão sendo um dos países signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racional, o fato concreto é que o governo não tem tomado medidas práticas neste sentido.

Os analistas preocupados com estes assuntos consideram que a pesquisa efetuada deve servir para que providências sejam tomadas, principalmente considerando que em 2020 serão realizadas as Olimpíadas no Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: